Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 6 de março de 2012

quando o Galitos jogava futebol.

de O Desportivo, jornal de Anadia, no seu nº 3 de 26 Junho 1933


Em Estarreja

Foot-Ball

O Estarreja Sport Club, derrota o Club dos Galitos de Aveiro por 3-2.

No campo do Carvalhal desta vila, realizou-se no passado domingo um encontro de foot-ball entre o Estarreja Sport Club, e o Club dos Galitos de Aveiro.
Depois de ter mostrado superioridade, o Estarreja venceu o seu adversário por 3-2, e se os seus avançados não estivessem infelizes teriam marcado muitos mais.
A registar a pouca correcção desportiva dos aveirenses.
Antes deste encontro, realizou-se um de basket-ball, entre os “cincos” do Liceu José Estevam e Club dos Galitos, de Aveiro, saindo aquele vencedor por grande número de pontos.

                                                                                   Álvaro Pinto de Sousa

2 comentários:

Naia Sardo disse...

Gostei de ler. Os comentários foram poucos sobre o jogo e nada abonatórios para o clube onde o meu pai jogou. Quem eram os jogadores, qual a data do jogo e se possível os resultados do basquetebol pois também o pratiqiuei.
Agradeço algo com mis substracto...
Obrigado.
Naia Sardo

victor sousa disse...

neste jornal, nada mais havia. Mas talvez um dia, alguém se dedique a fazer a história do Galitos, cujo percurso é riquíssimo, e os jornais estão cheios de citações.