Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 19 de junho de 2012

Valoura, Vila Pouca de Aguiar e o seu Vila do Conde


O futebol por estas bandas de Aguiar, sempre teve muitos adeptos e praticantes. Por isso que não seja de estranhar os muitos clubes que por aqui existiram.
Na década de oitenta foi o boom do associativismo ligado ao futebol, rebentadas que tinham sido as amarras que sempre tolheram as tentativas de criação de qualquer tipo de associação.
Mas se sobrava o entusiasmo, faltava, como sempre falta no futebol, o dinheiro. Contudo, a inventiva e a criatividade do tuga sempre lhe permitiu superar dificuldades. Foi o caso dos entusiastas do futebol em Valoura.
Toca de “sensibilizar” os conterrâneos no Brasil, que sempre haveriam de ter uns cabedais para o futebol. E assim foi. Daí que o equipamento primeiro fosse à Vasco da Gama, com Cruz de Cristo e tudo. Aí está o galhardete para o atestar.
Bom, superado o problema dos equipamentos, que não durariam sempre, e por isso na “segunda fase” da participação, fosse o azul a imperar na vestimenta. Provavelmente por imposição de um qualquer patrocínio.
Tratado o campo, logo crismado de Senhor dos Aflitos – e que ainda lá está para os jogadores de ocasião fazerem gosto ao pé – vá de fazer-se a inscrição na associação de futebol. Nos fins de 1985 começa o campeonato, que o Valoura disputa na zona Norte, onde tem a companhia, entre outros, do Campo de Jales e Sabroso.
Mas não foi longa a caminhada. Após 4 épocas no futebol oficial, o Grupo Desportivo de Vila do Conde fechava as portas, e Valoura, a sua freguesia, ficava sem futebol. Até hoje. Mas o campo ainda lá está.



Sem comentários: