Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 31 de julho de 2012

Braga com Estrelas

Estrelas em Braga


Sempre houve muitas estrelas em Braga. Sobretudo no seu futebol.
O primeiro Estrelas, de seu nome completo Estrela Sport Clube, surge em 1919, e só por uma vez competiu. Depois outros surgem, em diferentes épocas, e cujos rastos andamos buscando.
O último de que nos demos conta. Surge em 2009 e chama-se Estrelas Reluzentes. Não passa pelo futebol sénior, e logo se extingue. Mas outros foram (ou são) mais duradouros, com presenças nem sempre contínuas, o que dificulta a retrospectiva que buscamos. Foi deste modo que nos demos conta dos de Faro, de Figueiredo, de Vila Frescaínha, da Noite, e as Vermelhas. Até o site da AF nos dá informação incompleta, pois diz-nos que os de Vila Frescaínha só se filiam em 1994, quando o jornal Correio do Minho nos informa, semana após semana, do seu percurso desportivo desde 1991. Ocorre com este clube a circunstância de desde sempre ter o objectivo de chegar ao mais alto patamar do futebol distrital, e uma vez lá chegado ter deixado de vez o futebol distrital. Hoje participa no Campeonato Concelhio de Barcelos.
Fica aqui um pequeno e pontual registo sobre a realidade destes pequenos clubes.



Sem comentários: