Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 10 de julho de 2012

Vila Cortês da Serra no futebol distrital


Foi uma chamada de atenção (blogue Total), relativamente à época 92/93 e seguinte, corrigindo a indicação dada sobre a presença do Vila Cortês no futebol da Guarda, que me levou a procurar saber mais sobre o clube.

Efectivamente não foi o do Mondego quem esteve presente, mas sim o da Serra, que emprestou a sua generosa e dinâmica presença ao campeonato da Guarda.

Criado em 1991, logo concorre ao campeonato de juniores, para na época seguinte se abalançar ao torneio sénior. Frequenta-o por 2 vezes, mas cedo se adivinha que seriam muitas as dificuldades. Desportivas e financeiras. Não admira por isso que o futebol se tenha extinguido. Mas parece que o seu campo do Calvário, que lhe serviu de palco, ainda lá está.
Depois de muito porfiar consegui descobrir que cores lhe serviam de apresentação, e até o emblema, desenhado pelo filho de um seu director foi possível reconstruir.
 Fica aqui o preito a estes bravos, que um dia sonharam, e foram capazes de generosamente concretizar o seu entusiasmo. Pena que não lhes tenham guardado as memórias. Que também são respeito.

Servimo-nos do Notícias de Gouveia para recolher o que deles se disse. Aqui fica:

13 Novembro 1992 noticia-se a atribuição, pela DGD, de um subsídio de 100 contos, numa ajuda ao futebol, que começa a dar os primeiros passos, diz o jornal.

A 27 de Novembro diz o jornal que AF da Guarda esteve na localidade a vistoriar o campo de futebol, avaliando da sua adequação aos regulamentos associativos, no que respeita a dimensões e outros requisitos.

Começa o campeonato (2ª divisão série B) a 6 de Dezembro, jogando o Vila Cortês em casa com o Penaverdense. Perdeu por 3 a 1.



mais excertos jornalísticos


8 de Janeiro 1993 – crónica do jogo com o Valdazeres
22 de Janeiro 1993 – crónica do jogo com o Figueiredo



.

Sem comentários: