Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 4 de setembro de 2012

Coselhas e o Sport Clube

É no 110 da Estrada de Coselhas que se encontra uma velhinha colectividade de Coimbra, a caminho dos 80 anos. É obra!

Na sua longa vida, tem preenchidas e diversificadas actividades culturais e desportivas.
Grupos de teatro, sessões de leitura, música e acolhimento de outras Instituições, facultando-lhes o espaço que lhes falta.
Actividades desportivas diversas, onde o ping-pong, atletismo, ginástica, futebol e ciclismo tiveram lugar de relevo.


Generosos mas modestos, nunca dispuseram de qualquer recinto desportivo. Contudo isso não foi impedimento para com estoicismo frequentarem os mais altos patamares do futebol. Foi em 1938 que as suas camisolas verdes se mostraram com orgulho, quando pisaram o campo de Santa Cruz, para jogarem o distrital. 
O único em que participaram, mas não a única vez que jogaram. Os anos 50 encontram-nos nas provas da AF distrital, destinadas aos clubes sem campo. Estiveram em todas as realizadas pela Associação de Coimbra.
Mas as suas camisolas também se mostraram pelas estradas de Portugal, quando a sua equipa de ciclismo competiu a sério de 1971 a 1973.

Hoje, as suas instalações servem à aprendizagem da música, através da sua escola de concertinas, onde novos e menos novos se afadigam no domínio da arte de tocar este instrumento.


.


3 comentários:

Unknown disse...

Fico muito agradado por saber que ainda se mantém em actividade a simpática colectividade do Sport Clube de Coselhas. Lembro-me perfeitamente da participação em provas regionais de ciclistas do Coselhas. Longa vida é o que eu desejo a esta notável colectividade coimbrã. Bem-hajam!

Unknown disse...

Lembro-me perfeitamente da equipa de ciclismo do Coselhas a competir eem provas nacionais nos anos setenta. Bem-hajam! Votos de linha vida para o Sport Clube de Coselhas.

Anónimo disse...

A minha juventude foi passada nos grandes bailes que se faziam no clube. Fui muito feliz!!