Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 28 de agosto de 2012

Vinhas, em Macedo Cavaleiros.


Também aqui o boom do associativismo, ligado ao futebol, chegou logo após o 25 de Abril.

Foi assim que esta pequena aldeia transmontana, conhecida pela peculiaridade da sua igreja, também se ligou ao futebol, criando a sua Associação Cultural e Recreativa logo em 1976.
O seu dinamismo levou a colectividade a criar o I Campeonato Transmontano Inter Freguesias em 1977, que juntou muitas equipas, algumas das quais chegariam ao futebol federado.
Foi o acontecido com este Vinhas, que em 1984 aparece na 2ª divisão da AF Bragança, então com 2 divisões e 19 equipas.
Foi efémera, mas recheada a vida desportiva do Vinhas, que rápido chega à divisão distrital principal, e tendo até estado numa prova nacional: a Taça de Portugal em 1988, tendo ido de abalada até Vila do Conde, onde jogou com o Rio Ave.
Fechou portas em 1991.
Fica aqui uma lembrança do seu percurso, aquando da inauguração do seu recinto de jogo, o campo de S. Gregório, que ainda está disponível para novos desempenhos.


.

Sem comentários: