Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 21 de agosto de 2012

Horta e a sua Associação

um retrato em 2004


A 21 de Outubro de 1930 é fundada a Associação de Futebol da Horta, sendo os Clubes fundadores o Fayal Sport Club, Angústias Atlético Clube e Sporting Club da Horta.
A sede da Associação sempre se situou na cidade da Horta, a mais ocidental da Europa.
Durante os primeiros 34 anos da sua existência, apenas houve três Clubes, já acima referidos.
Em 1974 entra um novo filiado, o Futebol Clube dos Flamengos passando a ser quatro Clubes, situação que se manterá durante os oitos anos seguintes.
1981 – Entra o Grupo Desportivo do Salão passando a haver cindo Clubes.
1982 – o Futebol Clube da Madalena filia-se na Associação de Futebol e participa nas provas, mas é obrigado a realizar todos os jogos no Faial.
Também teve inicio o futebol federado na ilha das Flores com o Boavista Sport Club, Grupo Desportivo "Os Minhocas, Futebol Clube Ponta Delgada e o Atlético Clube Fajã Grande.
1983 – Iniciam-se as prova de futebol na ilha do Pico, com as equipas do Clube Desportivo Lajense, Grupo Desportivo Piedade e Vitória Futebol Clube, pelo que o Futebol Clube da Madalena deixa de participar nas provas da ilha do Faial.A Associação passa a ser treze Clubes.
Com a filiação do Clube Boavista de São Mateus, Operário Futebol Clube e do Grupo Desportivo Fazendense, durante a época de 1983/94, os Clubes passaram para dezasseis.
Em 1991 o Lajense Futebol Clube passa a denominar-se Sport Marítimo Lajense.
Outros Clubes se filiaram na Associação a saber:
1987 – Grupo Desportivo Castanheira & Soares
1988 – Clube Recreio e Fraternidade e Prainha Futebol Clube
1989 – Grupo Desportivo Cedrense
1990 – União Vulcânico Futebol Clube
1993 – Grupo Desportivo Feteira
2000 – Grupo Desportivo da Ribeirinha
2004 – Clube Desportivo Escolar das Flores
De tal situação resulta que esta Associação passou a ter vinte seis Clubes filiados, apesar de quatro estarem inactivos actualmente.

.

Sem comentários: