Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pelo Paiz em 1923



FOOT – BALL

O Campeonato de Portugal

A União Portuguesa de Foot-Ball marcou o Campeonato de Portugal pela ordem seguinte:

Dia 3 de Junho – Sporting Club de Braga, campeão de Braga, contra Associação Académica, campeão de Coimbra, no Porto às 3,30 da tarde, no campo do Boavista Foot-Ball Club; juiz o sr. Ivo Cid Lemos.

Dia 10 de Junho – vencedor do desafio do dia 3, contra Lusitano Foot Ball Club, campeão do Algarve, em Lisboa, às 2,30 da tarde, no campo do Sporting Club de Portugal; juiz o sr. Victor Cândido Gonçalves.

Dia 17 de Junho – o que a sorte der, entre o vencedor do desafio do dia 10, o Sporting Club de Portugal, campeão de Lisboa, o Foot-Ball Club do Porto, campeão do Porto, e o Sport Clube Marítimo, campeão do Funchal.

Dia 24 de Junho – final entre os vencedores do dia 17.
O senhor presidente da república concedeu o seu alto patrocínio à União P. de Foot-Ball.



Assim se expressava o jornal, sabendo nós agora que, em 3 de Junho, se jogou o Académica 2 Braga 1, e a 10 de Junho Académica 3 Lusitano VRSA 2.
Entretanto o Sporting 3 Porto 0 em Coimbra, na Ínsua dos Bentos, a 17 de Junho, com a Académica a ganhar também nesse dia ao Marítimo por 2-1, no Campo Grande, Lisboa.
A final fez-se em Faro, a 24 de Junho, e o Sporting ganhou por 3 a 0 à Académica.


O Comércio do Porto de 25 de Maio de 1923, página 2

Sem comentários: