Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 13 de novembro de 2012

Futebol em Évora - Montemor-O-Novo


Montemor O Novo com futebol madrugador.


Em Montemor O Novo, é logo em 1914 que surge o União Sport, clube de pergaminhos, e largo trajecto no futebol, onde ainda hoje é referência.

É O Montemorense que nos serve de guia, desde Janeiro de 1932, quando se publica o nº 1 deste jornal. Dos anos anteriores, nada se soube.

Em 6 de Março o jornal cita o clube local Leões FC, embora também se diga alheio ao futebol, dada a exiguidade do espaço, e também porque existem jornais especializados no tema (!).

Em Novembro, apesar de tudo, o jornal diz que por ali a época ainda se não tinha iniciado, e o União andava a plantar árvores no recinto do 1º de Maio.

Fala-se em Dezembro na comemoração do 2º aniversário do CF Os Montemorenses.

Em 14 de Maio de 1933, anuncia-se que o Sport Club Coruchense vai a Montemor jogar a “Taça Coruche-Montemor”. Diz-se ali que o primeiro jogo foi em Coruche, em 21 de Março de 1927, e o jogo saldou-se num empate. Até à altura deste anunciado jogo, já se jogou 3 vezes, com um empate, e uma vitória para cada um dos contendores.
A taça foi ofertada por um natural de Montemor, radicado entretanto em Coruche.  Trata-se do dr. Francisco da Veiga Malta.
Desta vez o União venceria por 6 a1, e ficou a 1 vitória da posse definitiva do troféu.

Entretanto o jornal dá conta em 29 de Outubro de 33 que o União discorda das normas da AF de Évora, e portanto não irá participar dos seus distritais.

É assim que o futebol nesta época se salda por pouca actividade, mas em 30 Setembro de 34 o jornal dá conta da disposição do União disputar o distrital, o que já não acontecia há 3 ou 4 anos, segundo o jornal.
Diz-se ainda na notícia, que igual impulso se verifica em Estremoz, que igualmente se retirara das competições oficiais há alguns anos.
Refere-se ainda que o campeonato, que se avizinha animado, terá um neófito, vindo de Torres Novas. Trata-se do Estrela FC.

Começa esse distrital em 4 de Novembro, estando inscritas 7 equipas, havendo a salientar a desistência do CF Os Redondenses, antes do início da competição
 A 1ª jornada contempla os seguintes jogos, onde se verificaram os resultados que se indicam:

União Sport – Lusitano 1-4
Juventude Évora – SL Évora 7-1
Estrela Vendas Novas – Estremoz 0-4

A classificação final haveria de ficar assim:
  
34/35
J
V
E
D
M
 S
P
Lusitano
10
9
0
1
 57
  10
 28
Juventude
10
7
1
2
 34
  13
 25
Estremoz
10
5
2
3
 25
  23
 22
União
9
4
0
5
 19
  29
 17
SL Évora
10
1
1
8
 5
  41
 13
Estrela
9
1
0
8
 14
  38
 10










A última jornada, jogada a 13 de Janeiro, contemplava 2 jogos.
Um deles, o Estrela – União não se realizou, pois este último desistiu da competição.
      

O jornal O Alentejo, editado desde Dezembro de 1930, na sua edição de 28 fala-nos dos Leões locais, que foram jogar a Vendas Novas a convite do Estrela local.
Também nos dá conta da deslocação do União Sport, que foi a Évora a convite do Alentejo FC

                                                                                                       (continua)


Sem comentários: