Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 6 de novembro de 2012

Futebol em Évora - Estremoz


Futebol em Estremoz,

Estremoz também desde cedo se deixou cativar pela envolvência do futebol, com o Luso Sporting Club de Estremoz, a anteceder esse ícone da cidade, que ainda hoje se movimenta nos futebóis nacionais: o CF de Estremoz, que começou por ser Estremoz FC.
Viajamos largamente pelos seus jornais. Do que soubemos aqui fica notícia.

O jornal que terá sido contemporâneo do nascimento do futebol nestas latitudes, foi o Jornal de Estremoz que nos disse entre 1919 e 1922.

A edição de 29 Novembro de 1919, dada a forma como relata o acontecimento, parece estar a celebrar um nascimento. O futebol chega à vila.

“na passada segunda-feira realizou-se um desafio de foot-ball no nosso vasto Rocio, entre o Comércio & Indústria desta vila, e o Grupo Juventude Eborense.
O tempo favoreceu admiravelmente o jogo e a concorrência foi numerosa.

Tratando-se de um género de sport para criticar a sua prática, indispensável se torna a posse de conhecimentos profundos e minuciosos do assunto, que não possuímos; no entanto foi evidentíssima a resistência e óptima destreza do time estremocense, não fugimos a afirmá-las, sendo justo que se atenda à recente agregação dos seus elementos, e bem assim do seu curto treino.
O desafio teve como resultado 1 goal contra 0, nada significando esta fictícia inferioridade em desprimor para a prometedora equipa estremocense.
Com acendrado amor pela nossa terra, aqui registamos mais este sinal de civilização e aperfeiçoamento social, que leva os novos, de quem tanto se espera, a robustecerem-se elevando o próprio carácter e a raça a que pertencem.
Aos players da nossa terra, pelo seu esforço que brilhou, os nosso parabéns.”

Em 13 de Dezembro de 19, noticia o JE, que no Rocio jogaram o 2º time do Grupo Sport Comércio & Indústria com o Luso Sporting, cabendo a vitória a este último por 1 a 0.
Deduz-se que será o ano de aparecimento do Luso, já que o jornalista diz:
“acentuamos o facto de que estas duas nstituições desportivas são ambas formadas por elementos de Estremoz, reconhecendo-se dia a dia o entusiasmo progressivo dos novos da nossa terra pela salutar e educativa prática do sport.

A 10 de Janeiro de 1920 o jornal dá conta de jogo entre o C&I e o FC Borbense.

A 10 Março de 1920 o jornal fala de um novo jogo, donde se intui que um dos contrincantes é novo clube de Estremoz. Trata-se do Sport Lisboa e Estremoz, que vence por 1 a 0. No futebol oficial nunca chega a competir, a exemplo de outros que se seguem, mas que não deixam de fazer a história futebolística da urbe.

Os entusiasmos evoluem, e em 2 de Outubro o jornal relata os jogos que se havia de realizar entre as 1ª e 2ªs do FC Borbense e do C&I, mas que não terminam. Nenhum deles. Um por desistência, outro por desacatos.

segundo o Ecos de Estremoz de 1923 a 1935.

Só em 14 de Dezembro de 1924 o jornal relata algo sobre futebol. É quando diz que o Estremoz FC realizou na sede a 3 de Dezembro a eleição dos corpos gerentes. Seria a fundação do clube.

Somente a 20 de Setembro do ano seguinte o jornala volta a estas notícias. Diz-nos que com uma assistência de mais de 2 mil pessoas, se jogou em Borba um jogo entre o Redondo SC e o União Borbense, que aquele ganhou por 3 a 1.

A 1 de Novembro o jornal diz:
“realizou-se no domingo 25 o primeiro jogo de futebol no futuro campo do Estremoz FC e o União Borbense, com vitória por 3-2 dos da casa.
O campo devia ser o que é falado do Matadouro, pois o jornal relata a 15 de Novembro:
“reina grande entusiasmo entre os afeiçoados do futebol, pelo desafio que tem lugar hoje no terreno junto ao matadouro, entre os teams do Estremoz FC e do D. Nuno de Vila Viçosa. Há cadeiras no recinto.
Posteriormente o jornal informaria que o jogo só durou 50 minutos, dado que  o muito vento e chuva impediu a conclusão do desafio.

Entretanto o Luso havia desaparecido, mas não acabado. Por isso o jornal pergunta a 22 de Novenbro de 1925 se o Luso Sporting de Estremoz reviveu.
Depois diz que sim, e transcreve uma conversa com um seu dirigente.
E efectivamente o clube retoma a actividade, pois joga aem Dezembro com o Estremoz FC, e é derrotado copiosamente. 6 a 0.

Logo em Janeiro o jornal dá conta de novo jogo, agora com os Castelhanos, um clube da vila, formado mais ou menos de ocasião, e que usa o preto como cor.
O jornal só volta a falar de futebol em 14 de Março de 1926, e faz uma advertência acerca dos seu silêncio. Abre uma excepção apenas pela inusitada ocorrência, que foi a do Luso ter derrotado o C&I por 7 a 1.

Uma outra notícia de futebol que encontro neste jornal, data de 12 Junho 1927, quando o Eco de Estremoz fala do Luso Sporting Club, que se aprontava para jogar com o Grupo Desportivo de Montemor.
De passagem, o jornal também dá conta que em Borba se fará uma festa desportiva, organizada pelo Ciclista Foot-Ball Club Borbense.

À época, o recinto de jogo era o campo de obstáculos de Cavalaria 3, como se depreende da notícia sobre futebol popular que ali se realizou em Julho de 1927, quando o Bacalhau SC defrontou o Pano Cru.
Mas entretanto outro campo se terá disponibilizado, pois em Outubro do mesmo ano o jornal fala de outro jogo popular a realizar no campo do Matadouro, com a peculiaridade de as entradas serem pagas.

Em Janeiro de 1928, um outro clube da cidade está activo. Trata-se do Estremoz FC, que jogará com o SL Elvas. Em Abril desse mesmo ano, a cidade é agitada com a visita do Vitória de Setúbal, que numa 2ª feira defronta e vence o Estremoz por 3-0, com o comércio a fechar portas.

No ano seguinte, a 30 de Junho, o jornal faz um artigo de fundo sobre o desporto em Estremoz, e cita as 3 equipas então existentes, e que são o  Luso Sporting Club, Estremoz FC, e Vitória Luso Estremocense.
Ainda dá conta que o Luso local viajou até Vilanueva La Serena, em Espanha, jogando e vencendo o clube local por 4 a 1.
A partir daqui as notícias sobre o futebol nestas bandas desaparece do jornal, mas em 24 Janeiro de 1932 o jornal cita uma circular com origem na Comissão Reavivar Estremoz FC.
A 24 de Setembro já o clube está activo novamente, pois joga em Elvas com o SL local, vencendo por 5 a 2.
Nesta altura, o campo de jogos já é o campo da Mata, e é utilizado em Fevereiro de 1933, quando o CD Vimieirense joga ali com o clube dos Empregados do Comércio local.
Mas o jornal deixa de dar atenção ao futebol, e só esporadicamente a ele se refere.

segundo o Brados do Alentejo de 1931 a 34.

A 10 de Janeiro de 32, diz-nos o jornal que finalmente o Estremoz Foot-Ball Club vai reabrir portas, mercê do empenho de um grupo de jovens da vila.
Pretendem dar continuidade a um grupo desportivo que ali existiu anteriormente, e fazem por isso um chamamento aos seus conterrâneos, que o jornal publica uma semana depois.
Pelo que relata o jornal, o campo então utilizado era o campo de obstáculos do Regimento de Cavalaria 3, aquartelado na vila. Isto é visível, quando o jornal em 6 de Março de 1932 diz que o novel Estremoz se defronta com uma equipa da Velha Guarda, após 2 anos sem futebol em Estremoz, como é citado no jornal de 20 de Março seguinte.

Entretanto em 10 Abril o Estremoz convidou o Onze Montemorense, que ali jogou e perdeu por 3 a 1, tendo então sido jogado no campo do Matadouro, que foi vedado com uns metros de pano, que a Comissão Directiva comprou. É assim que o Brados nos dá conta a 17 desse mês de Abril.

Entretanto já é o campo da Mata que serve em 15 de Maio para o primeiro jogo da Taça Zamora, entre o Estremoz e o Colégio de S. José, estabelecimento de ensino local. Acabariam por empatar a 2.
Mas em 12 de Junho o futebol a sério chega a Estremoz. É que joga ali o Estrela de Portalegre, que no campo da Mata derrota os da casa por 5 a 3.

A época seguinte, 1932/33, abre na vila com o Estremoz a defrontar e vencer, por 7-0, o Clube de Foot-Ball Elvense. Anteriormente, jogando fora, já se havia exercitado com o Lusitano de Évora com quem perdera por 5-o, e com o SL Elvas, com quem também perdera por 5-2.
Mas como o futebol é contagiante, diz-nos o Brados que existe outra equipa em Estremoz. É o Operário, que jogou na Mata com uma equipa de Fronteira.

Em 26 de Novembro de 1933, já na vigência da época 33/34, o Estremoz vai a Montemor, Á festa dos 19 anos do Sport União, que defronta no seu campo 1º de Maio. Vence o Estremoz por 3 a 2.
Pelo anúncio de um baile (Brados do Alentejo 26 Novembro 1932) do Estremoz FC, ficamos a saber que a sua sede era na rua Serpa Pinto


                                                                                        (continua)


Sem comentários: