Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 30 de outubro de 2012

Futebol em Évora - Redondo


Futebol no Redondo


É em 1926 que surge a Associação de Futebol de Évora. Foi desta forma, que passou a haver competições regulares, e convenientemente organizadas. Pelo menos essa era o objectivo na criação desta associação de futebol, que desde logo ficou integrada na União de Futebol, organismo percursor da actual Federação Portuguesa de Futebol.

Mas não se pense que o futebol no distrito só a partir daqui teve movimento. Nada de mais errado.
Se na capital do distrito, os jornais da época são pródigos em relatos que nos deixam ver o entusiasmo e movimento existente, já noutros concelhos, o desconhecimento da sua existência e prática era uma constante, até ao aparecimento agora de alguns historiadores que se vem debruçando nestas realidades, e nos dão a conhecer histórias vivas, diversas e extraordinárias. É o caso do Redondo, cuja Misericórdia editou uma obra do historiador José Calado, que nos fala do Redondo e do futebol aqui, por certo desconhecido da maioria dos dedicados a estas competições.

As minhas pesquisas só me devolveram uma presença oficial do futebol destas bandas em 1933, e que só se repete em 1950, dizendo-me até que o actual clube da vila, agora no futebol nacional, só nasceu em 1940. Não obstante, nos 30 anos anteriores muito e entusiasmado futebol se fez por aqui.

Por isso decidi ir à procura de outras realidades, que o livro atrás citado indicia. Por ele também vi do entusiasmo em Vila Viçosa, com o Dom Nuno e o Vitória como baluartes. Sem esquecer que Estremoz, Reguengos e Montemor, também terão sido núcleos de muito futebol. Logo de muitas histórias. Foi isso que me fez voltar aos jornais do distrito, procurando saber mais. Desde logo, fiquei a saber que foi de Redondo que saiu o homem que esteve na criação do Lusitano. O de Évora.

É cedo, muito cedo, que Redondo também se entusiasma com o futebol, e passa a contar com várias equipas. Chegam a ser cinco, com grandes rivalidades entre elas, motivando torneios cheios de entusiasmo e assistência. Mas nenhuma se chega a filiar, pese algumas falhadas tentativas, como exaustivamente nos conta José Calado, no seu livro sobre o Futebol no Redondo.
Foi somente em 1933 que os Redondenses chegam ao futebol oficial, mas dele depressa saíram. A falta de adequado campo de jogos, deve ter sido entrave de monta, pois só em 1951 se tornaria a ver uma equipa do Redondo nestas lides.
Foi o Redondo FC, fundado já nos anos quarenta.

Uma rápida vista de olhos por alguns jornais daqui

Diz o Serra D’Ossa, jornal cujo nº 1 tem data de Janeiro de 1920, que no Redondo, em 15 de Janeiro de 1926, jogaram o Lutador FC local com o Farrobense SC, de Évora, e completa essa informação falando em Fevereiro do jogo ali jogado entre o Redondo SC com o União Futebol Borbense.

O jornal Alma Nova, que se publica aqui, publica em Agosto de 29, a entrevista que fez com o capitão do Montoito SC, que refere haver ali 2 clubes, sendo um de aparecimento recente, e o seu tem a data de 25 de Dezembro de 1927 como o do seu nascimento.
Salienta ainda o nº de sócios que conta, elevado para o tamanho da terra, e enfatiza o excelente recinto de jogos que dispõe, que além de ter as medidas exigidas apresenta-se plano(!).
A 20 de Outubro de 29, o jornal fala de um jogo ali jogado entre o Vitória FC de Estremoz, e a Associação FC do Redondo.

                                                                                              (continua)


Sem comentários: