Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 27 de novembro de 2012

Futebol em Évora - Vila Viçosa


Vila Viçosa e o futebol nos jornais locais.


Vila Viçosa não podia ficar de fora desta intensa e participada saga, anotando-se desde logo o Dom Nuno e o Vitória FC como percursores do futebol nestas latitudes. Mas somente o primeiro tomaria lugar no futebol oficial. Por isso que lhe demos relevância, pese só ter chegado em 1941 ao futebol oficial
A sua existência, ajudada pelo Vitória, faz que em 1936 surja o Calipolense, que ainda hoje representa tão bonita terra, mas que só em 1974 caminha no futebol oficial, tendo no outro Calipolense um antecessor desde 1959.

O primeiro jornal que conhecemos em Vila Viçosa, começa a publicar-se em Janeiro de 1925.
Seguimos as suas edições desde 1926 até 1929, e neste período de tempo dá-nos conta do movimentado e agitado futebol local, através das equipas de então:
O Dom Nuno Foot-Ball Club e Vitória Foot-Ball Club.
Logo em Agosto de 1926 dá-nos conta do jogo do Dom Nuno com o Sporting Luso Estremocense, que acaba empatado a 2.
Mas já então o ambiente era efervescente, pois a 27 de Novembro de 1927 o jornal dá relevo a um jogo no campo da Restauração, entre o Dom Nuno e o Vitória, que pretendia ser um encontro amigável e de reconciliação, e que acabou em confrontos. O jornal critica os dirigentes dos clubes, e exorta as autoridades a agir!
Mas a rivalidade entre os clubes mantém-se e até se acentua, pois mesmo quando não jogam entre si, os confrontos tem lugar. Foi o que sucedeu quando o Dom Nuno joga (8 JAN 1928) na Restauração com os Castelhanos de Estremoz e posteriormente (22 JAN 1928) com o Luso de Estremoz, e alguns jogadores do Vitória provocam os conterrâneos. Mais uma rixa!
Mas do outro lado também não se ficavam, e quando o Vitória jogou no campo da Restauração (12 FEV 1928) com o Luso e perdeu por 4 a 0, até foguetes os do Dom Nuno lançaram!
Por aqui se ficou o futebol no jornal que vimos citando, não sem antes nos dar conta de que o Dom Nuno foi a Elvas jogar com o CF Elvenses a 4 de Novembro, e empatou a 2. Ainda nesse mesmo mês de 1928, o campo da Restauração foi palco de um jogo que envolveu o Vitória de Campo Maior, que ali jogou com o Dom Nuno, que venceu por 2 a 0.

O Calipole, que se começa a publicar em 20 de Outubro de 1934, fala-nos em 1935 (1 Dezembro), do D. Nuno Foot Ball Club, que em Março de 1930 tinha instalado a sua sede na Praça da Republica, conforme diz o Notícias de Vila Viçosa (30 Março 1930). O jornal dirá em 13 de Abril que a inauguração da sede se fará no domingo seguinte, sendo que o baile previsto para a noite, terá a antecede-lo um jogo de futebol no campo da Restauração, com uma equipa de Elvas, que tanto pode ser o Comércio & Indústria, como o Onze Negro.

Anteriormente (20 Março) tinha dado conta o mesmo jornal, que a Liga Desportiva de Vila Viçosa fora jogar a Espanha, com a equipa de Vilanueva, onde perdeu, num dia de muita chuva,  por 8 a 3, após uma viagem de 160 quilómetros!

Já o jornal A Voz Alentejana, que se publica na vila desde 27 de Outubro de 1929, diz em Novembro que o Vitória Calipolense jogou com um misto do Dom Nuno, no domingo anterior da edição do jornal. A vitória sorriu aos primeiros por 4 a 2, e o jogo pretendeu substituir uma prevista mas não concretizada, visita do Sporting Campomaiorense.
O jornal acrescenta, na sua coluna de desporto, que se perfila um novo clube na vila. O União Desportiva Calipolense.

(Fim)


Sem comentários: