Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Porto - Os primeiros 10 campeonatos


É em 1914 que surge o futebol oficial e organizado, resultante da fundação da Associação de Futebol do Porto, que por iniciativa do Porto e do Leixões, foi criada em 1913.
Não que não houvesse já futebol na cidade (1), mas era inconsequente e esporádico, com equipas de circunstância, e outras nem tanto.
Mas não faltavam já as tricas e quezílias, tanto assim que a acta que dá origem à Associação, termina numa vírgula. É que os seus outorgantes sempre esperaram que outros se lhe juntassem, como o Boavista, mas tal não se verificou.

Por isso que 1913/14 tenha sido a época de arranque do futebol organizado, com as equipas filiadas a inscreverem-se nas diversas categorias. Em 1ªs, que é o alvo da nossa procura, são 3 os participantes. O Boavista juntou-se aos fundadores da AF.

Pena que os jornais da época, e eram 3 na cidade, não dessem o devido relevo a esta dinâmica desportiva, mas havia um preconceito dos bem instalados, relativamente ao futebol, que o impediu.
Adivinhassem os jornalistas de então que a posteridade os aguardava, e hoje a informação daqueles tempos fluiria. Assim não foi, e hoje, limitados ainda no acesso ao acervo dos jornais de então, fizemos uma busca por estes 10 primeiros anos, de 1913 a 23, que nos devolveu a informação que aqui vamos compartilhar, embora incompleta.

(1)   dele, fica aqui um retrato “à la minute”…

O que foi o entusiasmo por esse jogo acabado de chegar e que tanto cativou as massas, é história que dificilmente será contada.

Dele, também se faria adequado retrato social da cidade, dada a profusão localizada dos “clubes” que todos os dias surgiam. As zonas da cidade onde o operariado mais se concentrava, vivendo junto das fábricas de então, dizem-nos do porquê do magnetismo de tal jogo. Simples nas regras, e quase nada exigindo para ser jogado, depressa se tornou um desporto das massas sem “massa”.
Os bem instalados de então, gastavam o seu tempo e fazendas no tennis, por vezes no ciclismo, e não raro no hipismo. Tudo desporto caro. Caro e elitista, porque interdito aos maltrapilhos.

Elege-se assim o futebol como passatempo dos simples.
A Associação de Futebol acabava de ser fundada (Outubro de 1913), e apenas meia dúzia de clubes a integravam. Mas a cidade regurgitava de clubes. O entusiasmo era indescritível. Os meios de afirmação desses clubes é que escasseavam, e por isso a sua não filiação. Mas não era por isso que o futebol se deixava de jogar. São às centenas os jogos anunciados.
Detectam-se então na cidade alguns recintos de jogo, onde estes populares jogam. É o campo da Serra do Pilar, que ficava do outro lado do rio. O campo da União do Norte que não consegui localizar, e o campo de Arca d’Água (que mais tarde virá a ser o campo do Amial, o primitivo e já desaparecido).
Outros são citados, embora de forma muito espaçada, dizendo-nos que talvez ficassem então distantes do centro da cidade, onde a maioria dos clubes existia. É o caso do campo da Construtora, o campo da rua Coutinho de Azevedo, e o campo do Castelo do Queijo.

Em apenas 3 meses do início de 1914, o jornal Primeiro de Janeiro cita as vivências de 49 clubes populares mas pomposos no nome, que aqui se lembram:

Aliança Sport Club
Aurora Foot Ball Club
Avenida Foot Ball Club                 Praça da Alegria, 37
Belém Sport Clube                       rua da Lomba, 125
Belleza Sport Club
Club Atlético Portuense
Club da Mocidade Sportiva
Continental Foot Ball Club            rua das Antas, 205
Elite Sport Grupo                          rua do Laranjal, 183
Estreia Foot Ball Club
Estrella do Norte Foot Ball Club
Estrella Foot Ball Club
Foot Ball Club Bonança
Foot Ball Club do Carvalhido
Foot Ball Club do Norte                rua do Bonjardim, 800-2º
Foot Ball Club Monte Alegre
Foot Ball União de Empregados do Commércio
Foot Ball União do Norte
Freixo Sport Club
Girondino Sport Club
Heroísmo Foot Ball Club
Ideal Sport Club
Império Foot Ball Club
Liberdade Foot Ball Club              rua do Godinho, 49
Mirante Sport Club          rua Mártires da Liberdade, 90

Monte Burgos Foot Ball Club rua Monte dos Burgos, 715

                                                   este clube ainda faz saber que as suas camisolas são brancas, em fundo preto. E usa calções pretos com lista branca. Joga no campo da Construtora.


        Oceano Sport Club
Oriente Sport Clube
Pacífico Sport Club            Praça do Exército Libertador, 79
Primavera Foot Ball Club
Racing Club do Porto                   rua Santo Ildefonso 396-1º
Sé Sport Club
Sport Club da Bouça
Sport Club dos 13
Sport Club Gulpilhares
Sport Club Império
Sport Club Marquez de Pombal
Sport Club Mocidade das Devezas
Sport Club Nacional
Sport Grupo Telheiro                    rua do Amial, 80
Sporting Club do Norte
Sporting Club do Porto
Sporting Club do Valle
Sporting Club Invicta
Sporting Club Nacional
Sporting Club Primavera
Trindade Foot Ball Club
União Sport Club
Universal Sport Club

Mas os campeonatos da AF foram muito activos. Activos, desorganizados e conflictuosos. Não chega muito até hoje, inclusive a totalidade dos resultados, mas fica aqui um contributo para futuras e possíveis rectificações.

(continua)


Sem comentários: