Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Galitos porquê?



Galitos de Aveiro – a razão de um nome.

Em 1903, a Sociedade Recreio Artístico, que ainda hoje está activa, serviu de berço a um novo clube, que se designou Clube de Os Galitos. Também estes seguem risonhos e pujantes, uma vida mais que centenária.

A determinada data daquele ano, foi convocada uma AG para apreciação de um incidente, numa prova de ciclismo, organizada pelo Recreio. Como é previsível, logo se formam grupos, facções. De um lado, um grupo de “velhos” sócios (a Sociedade tem origem em 1896), e do outro gente nova. Numa eleição posterior, estes perdem. Um dos “velhos” diz:
“Onde há galos de fama, que vem galitos cá fazer?!”

Os jovens zangaram-se, e abandonaram a Sociedade. Posteriormente, setenta deles juntaram-se, e fundaram o “Clube de Os Galitos”.

Pode ler-se mais no jornal Mundo Desportivo, na sua publicação de 17 de Março de 1954 (pg. 6)



Sem comentários: