Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Penedono . futebol em pousio


n'um concelho de muita persistência desportiva.




Por aqui, também o entusiasmo pelo futebol vem de há muito. A prová-lo, o que lemos no jornal Comércio do Porto de 20 de Outubro de 1946, página 8.

Rezava assim:

“Realizou-se no campo Novo um jogo de futebol, amigável, entre o Grupo Desportivo de Penedono, e um grupo de desportistas da vizinha vila de Ranhados, tendo-se registado um empate a 1.
Arbitrou com imparcialidade, o senhor Miguel Costa. Muita e entusiasta assistência presenciou o jogo.

O Penedono apresentou:

Lucena; Sebastião, Chicopina; Canuto, Rodolfo e Coutinho; Tó, Amaral, Alfredito, Martins e Valentim.”


Mas à sombra do seu altaneiro castelo, muito mais desporto se fez, embora tenha sido pouco o tempo de afirmação.
Futebol, andebol e outros ainda, foram desportos que concitaram a militância da sua juventude, mas tudo se esfumou, já que a interioridade tem custos que a generosidade não vence.

Dizem os eruditos que o castelo terá sido erguido, ainda Portugal não existia, por muitos dos seus naturais, provavelmente. Depois terá ficado a vigiar, impante da sua importância, garboso na sua imponência. Infelizmente não guardou memórias do muito futebol que “viu”. O que se sabe é que foram 4 as colectividades que se procuraram afirmar no futebol distrital, e fazê-lo permanecer no seio da comunidade. Mas foi tarefa inglória, pois em 2005 a vila ficou sem futebol.


Mas o concelho tem ainda um representante activo no panorama distrital. São os da Beselga, que depois dos Beselguenses se perpetuaram com os Ceireiros, que tem no seu campo das Mimoseiras o seu palco privilegiado.

Mas o futebol surge em força em Penedono. O oficial, claro, que o outro já vem de longe. Em 1978 surgia no futebol de Viseu a Associação Desportiva de Penedono, fazendo seu o campo junto à estrada para a Ferronha. Era o campo de Jogos Martins da Fonseca, homenagem a um emérito benfeitor do clube. O capitão Albino Martins da Fonseca.

Mas esta presença em estreia, teve a companhia do Centro de Actividades Desportivas, que apenas se manteve em acção por 2 anos, e fazia os seus jogos no campo de Santa Eufémia. Mas ambas as colectividades faziam do preto as suas cores.
Seguiu o futebol por mais alguns anos, jogado pela AD, que em 1986 fechou portas. Ainda houve uma insistência de alguns resistentes, que se acolheram debaixo da bandeira do clube de Caça e Pesca, mas só resistiram 2 anos.



O interregno que se seguiu durou até 1992, quando ressurge o futebol em Penedono, agora sob a égide do novel Grupo Desportivo do Concelho. Jogou-o até 2005, quando também se rendeu. Acabava assim o futebol na vila. Vivam os Ceireiros, que persistem em representar, condignamente, o concelho de Penedono.
Dos seus ícones e locais emblemáticos, que fizeram parte desta história, fica aqui um breve registo.




Sem comentários: