Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Lusitano de Évora - como nasceu, e onde quer chegar.


Citação de um artigo de uma publicação dos anos 20, a Transtagana,
publicada no jornal do clube, O Lusitano, em Novembro 1958)



Lusitano Foot-Ball Club

Começava a esboçar-se entre nós a febre do foot-ball. A garotada preparava os primeiros pontapés, e mastigava já, com certa familiaridade, os termos ingleses do jogo. De aí a nada, o desafio, já combinado, já obedecendo a regras.
O Bisnica, um rapazote do liceu, um entusiasta. Atraiu a si outros da sua igualha.
Realizaram-se os primeiros entendimentos no meio da rua, ao ar livre. Dez reis por semana, de cota. Não chegava para as despesas? Não importa, o Bisnica porá o resto. Comprou-se a bola – um alegrão!
Tu és o centro, tu és o ponta, tu és…Estava formado o grupo. O Venâncio Morais, o Manel Bandarica de Seixas, o Adriano Sales, o Sebastião Canijo, o Carlos Evaristo, o José Rebelo e outros, foram dos primeiros. Chefe o Domingos Morais, o Bisnica.
Mas era indispensável uma sede. Toca a arranjar sócios – tudo gente do mesmo tamanho.
Arrendou-se uma casa. Grande passo – uma sede. A sede era uma espécie de república de estudantes – 4 cadeiras desmanteladas, uma mesa de pinho, e muita ponta de cigarro no chão. A rapaziada ia para lá entreter-se de noite: discutia, gritava, e quando calhava, jogava ao sopapo.

Assim nasceu há 14 anos, o Lusitano Foot Ball Club, hoje também crismado com a designação do Club dos Papo-Secos.

Sem comentários: