Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 30 de novembro de 2013

Mirandela Foot-Ball Club



Este clube é dos heróicos tempo da baliza às costas. A sua saga de pioneiros, vale bem ser contada. Com rigor e verdade.

Assim, sempre será o primeiro campeão transmontano de futebol, ainda não havia Federação, mas onde a então União de Futebol foi chamada a intervir. E decretar o Mirandela campeão. Mas contemos a história em toda a sua extensão.

Os primeiros vinte anos do século passado foram de grande frenesim com o futebol. Jogo simples, de fácil apreensão e de custos reduzidos, depressa cativou as massas. As feitas de carne e osso. Foi assim que o princípio de 1921 veio encontrar gente de Mirandela, Valpaços, Bragança e Chaves empenhada em criar um campeonato. E assim se fez, numa reunião em Mirandela. Um dos clubes já dispunha de campo de jogos, e por isso o torneio teve ali lugar, organizado pelo Flávia.
Foi no campo do Flávia (Santo Amaro). Mas só Mirandela, Flávia e o União Bragançano se aprestam a jogar, já que o Vila Real desiste.

Começa o campeonato com o Flávia-Mirandela, que estes vencem por 2 a 0, o que torna difícil a retirada dos vencedores, com os apaniguados de Chaves a tentarem tirar desforço! Apaziguados os ânimos, joga-se no dia seguinte o Mirandela-União Bragançano, mas estes apresentam-se com 3 jogadores do Flávia, o que leva Mirandela a recusar-se a jogar. Reuniões feitas, e não se chegando acordo, surge a sugestão de consultar a União de Futebol, e esta, do alto da sua erudição, dá razão ao Mirandela, que se sagra Campeão Transmontano!

Mas a experiência foi “traumatizante”, como agora se diz, e o campeonato não voltaria antes de 1925. Foi quando o Mirandela se apresentou ao primeiro campeonato de Vila Real, um distrito vizinho do seu, onde não havia clubes, campeonatos ou jogos! Filiou-se em Janeiro de 1925, e disso dá conta o jornal Correio de Mirandela (20 Fevereiro de 1925).

Mas vamos falar deste Mirandela Foot-Ball Club, que foi o motivo deste post.
“A Causa” era o título do seu órgão informativo, e que se publicou por 29 números, desde Julho 1922 até 1924, e donde pudemos recolher este rico historial do associativismo concelhio.
Tudo começa em 1913, quando um oficial do exército, João Maria Alves Esteves (1), começa a divulgar tal jogo. Seguem-se alguns anos de prática desgarrada e ocasional, até que em 1917 surge uma equipa dos Empregados do Comércio. Esta foi logo secundada por outra do Externato Mirandelense, que fazem então jogos frequentes entre si. Um dia resolvem convidar uma equipa de Bragança, o União Bragançano, e da junção das suas equipas, surge o Mirandela Foot-Ball Club, que se estreia com uma vitória por 2 a 1. Mas também depressa o clube fica inactivo, e só em 1919 volta à actividade. Alugado o antigo “Salão Drogas”, torna-se um clube eclético, com ginástica, bilhar, pesos e halteres, e outras modalidades, mas sem futebol.
Entretanto em Chaves procura-se criar uma federação de futebol, e após algumas reuniões toma corpo o I Campeonato Transmontano. Joga-se em 1921 em Chaves, e o Mirandela FC sagrar-se-ia campeão!
As peripécias de tal competição estão amplamente retratadas no seu jornal (A Causa de 20 Agosto 1923, pg 1 a 6).
Após 2 anos sem futebol, surgem novas direcções que se comprometem a reactivar o futebol, e disso se tomará conhecimento, quando os treinos passam a ser ministrados por João Alves todas as segundas-feiras, no “Stadium Marginal do Tua”, que devia ser uma língua de areia suficientemente ampla, junto ao rio.
Filiado em Vila Real em 1925, toma parte no seu I Campeonato Distrital, jogando em 22 de Março, no campo do Calvário em Vila Real, perdendo por 4 a 1 com o SC de Vila Real.
Foi a sua estreia no futebol oficial, mas também seria a sua despedida. A partir daqui vem a decadência.
As competições tinham lugar em Vila Real e Chaves, e os custos eram, obviamente, um entrave, escasseando também o apoio dos seus. Daí ao desânimo, foi um passo, e o clube desapareceu. Um jornal local, o Acção Transmontana, faz mesmo uma proposta ao clube para se reorganizar (28 de Maio e 11 de Junho de 1925), entregando a sede, poupando no aluguer, e vendendo os bilhares. Poupando assim, talvez se pudesse reformar convenientemente. Mas tal não sucede. Ressurgiria 4 anos depois, quando um grupo de jovens pretendeu reabilitar o futebol em Mirandela (Correio de Mirandela de 25 de Maio de 1929), reabilitando o velhinho Mirandela FC. Não ressurge o clube, mas seria o impulso para que um novo aparecesse. Era o Mirandela Sport Clube, fundado em 10 de Junho de 1929 (Imparcial de 30 de Abril de 1930), e que até hoje se mantém firme no futebol nacional e de Mirandela, concelho que apesar das suas 37 freguesias apenas em mais 2 se alcandorou a estes palcos oficiais.
Mas neste pioneirismo local, surgiram fenómenos relevantes que é curial citar, pois diz-nos da apetência de algumas terras para o desporto. É o caso de Torre de Dona Chama, que já então tinha uma equipa prestigiosa. O Cália Foot-Ball Club.
Mas também a vila de Mirandela fez surgir outros entusiastas pelo jogo, e é assim que vimos citados e deles soubemos de jogos, como o Foot-Ball Club Mirandelense “O Artístico” (1921), e o Onze de Futebol Os Mirandelenses (1923).
Rematemos estas memórias falando também daquilo que é essencial ao jogo: o campo. Não ficam dúvidas que inicialmente foram as areias a servir de recinto, mas outros baldios mais ou menos amplos também foram usados. O clube nas suas competições oficiais (ou quase), sempre jogou fora. Vila Real e Chaves viram as suas camisolas brancas e calções verdes passear-se por esses recintos. Já internamente, vimos citado em 1923 a criação de uma comissão para a criação de um recinto de jogo, mas nunca viria a concretizar-se no seu reinado. Mas terá jogado em diferentes locais, pois assiste-se (1923) em algumas circunstâncias, à citação do “campo da Boa Morte” e também ao “campo de S. Sebastião”, um baldio algures em 1924.

Fica aqui uma viagem a um passado longínquo, mas que encerra as origens do futebol de hoje por aqui, e que os muitos jornais de Mirandela, vila Real, Bragança e Chaves, para além de outros, nos contam. Partilhar o que li, é o objectivo derradeiro deste blogue.


(1) – 20 Agosto de 1923




Sem comentários: