Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Os Guadianas do nosso futebol.


Não restam dúvidas que em Mértola, disputando a 1ª divisão distrital, existe um clube designado por Guadiana. Clube de Futebol Guadiana, mais propriamente, e ali fundado em 1947.
Contudo, só em 1974 chega às competições oficiais. Foi portanto em S. Domingos, no âmbito das minas de pirite, que o futebol se implantou no concelho.

Em Novembro de 1918 surge o Guadiana Futebol Clube. O futebol era o objectivo, mas só em 1940 chega às competições da AF Beja, quando se filia. E logo na estreia se coroa como campeão da 2ª divisão 1940/41. Teve a companhia do Despertar, Serpense e Esperança.
Na temporada seguinte, e já na 1ª divisão, teve como adversários o Luso, o União, e o conterrâneo S. Domingos. Ficou em último lugar. E só voltaria em 1948, de forma isolada. Os primeiros anos de 50 voltaram a tê-lo nos campeonatos. Mas sempre com pouca competição, dada a ausência de clubes na 2ª divisão!

Teve vida atribulada como é notório, e muitos dos seus, logo nos inícios, acusavam o clube de falta de actividade. Por isso se abalançaram a criar um novo clube (1), que surge em 1922. Adopta o vermelho e branco como cores, contrapondo ao verde e branco do Guadiana. Mimando as rivalidades…

Em Outubro de 1942, na véspera do início de novo campeonato, o presidente do Guadiana, José Barão Martins, dá uma entrevista ao Diário do Alentejo (2), onde traça um panorama confrangedor da situação do clube. Sendo os mineiros a maioria da sua massa associativa, e verificando-se uma crise nas minas, com trabalho só em 4 dias semanais, dos 150 sócios, apenas 36 pagam as cotas. O clube não tinha treinador, e os dirigentes improvisavam no treino da equipa.

O campo de jogos, o Cross Brown dos nossos dias, propriedade da Empresa das Minas, era então partilhado com o S. Domingos. Mas era campo sem o mínimo de condições, e só nos anos 40 é aprovado pela associação distrital. Foi quanto bastou para que o Guadiana se abalançasse a integrar as competições oficiais. Mas em 1954 fecha as portas da competição. Provavelmente também as do clube.

Mas o futebol nas Minas de S. Domingos continua activo até hoje. O S. Domingos Futebol Clube, nascido em 1922, ainda hoje enriquece com a sua presença, e o que ela representa, o futebol do distrito.

Também o seu presidente António Barão Martins, irmão do presidente do outro clube da terra, falava ao mesmo jornal (3) das vivências do seu clube, criado em 1922, nas circunstâncias que acima se referiu.
Teve algumas participações no futebol de Beja (30/31, 37/38, 39/40, 40/41, e 41/42), mas sempre jogando fora de S. Domingos, pois o campo só em 1940 seria aprovado pela AF.
Logo em 1941/42 obtiveram classificação para disputar os nacionais, mas declinaram tal pelas acrescidas dificuldades financeiras que então atravessavam, e que resultavam do remanescente de 40 sócios pagantes, de então.

Mas este S. Domingos vingou até hoje, voltando até em 2013/14 às competições de seniores, que tinha deixado alguns anos antes.
Juntamente com o Guadiana de Mértola, são os suportes actuais do futebol no distrito, que teve 4 colectividades no futebol oficial, desde sempre.


(1) – edição do O Ás de Agosto de 1997
(2) – edição de 17 Outubro de 1942, pg 1

(3) – edição de 21 Outubro de 1942, pg 1




















Sem comentários: