Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Chelas a despertar para o futebol


Na rural freguesia de Marvila, à data em que esta história se situa, havia, entre outros, o lugar de Chelas. Aqui, habitavam muitos  dos trabalhadores das muitas e grandes fábricas existentes. Daí à prática do futebol, foi um passo. Este estava em plena expansão, e Lisboa fervilhava com os muitos clubes que desde 1906 se movimentavam em campeonatos.

O Beato, lugar então muito mais habitado, já tinha um clube de futebol, que contudo se viria a dissolver. Foi quando uns rapazes de Chelas resolveram fazer um clube. E se melhor o pensaram, mais depressa o fizeram. Corria o ano de 1911, e o primeiro clube de Chelas surgia. Chelas Foot-Ball Club era o seu nome, e não deixava dúvidas ao que vinha. Em 1920 filia-se na Associação de Futebol. A história desta filiação está substancialmente contada no livro comemorativo dos seus 25 anos, donde retiramos estas notas.

Em 1946, e na expectativa de se tornarem mais fortes e assim melhor participarem nas competições em novos moldes que se avizinhavam, junta-se ao Fósforos e ao Marvilense, e criam assim o C.O.L. Pode assim dizer-se que o Chelas ainda vive, mais de 100 anos depois, agora no coração do Oriental, esse baluarte do futebol alfacinha.

Sem comentários: