Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Anadia acorda para o futebol



Foi o marquês da Graciosa quem deu o grande impulso ao futebol por estas bandas.
Foi ele que disponibilizou o espaço para que se instalasse um campo de futebol, como nos diz o Jornal de Anadia (1). Seria o campo de Carregais, o primeiro de Anadia. Estamos em Maio de 1918.

Mas o associativismo na vila é muito antigo. Logo em 1915 (16 JAN 15 – pg 3), o jornal local “Bairrada Livre”, dava conta da liquidação em AG do Ginásio Clube de Anadia, e em 1913 o mesmo jornal cita o Centro Recreativo Popular, que mais tarde se fundirá com o Anadia FC, surgido em 1926.

Anadia  era berço de gente muito ligada ao desporto, como a família Mário Duarte, cujo patriarca foi um desportista de grande projecção, e dinamizador também do futebol, estando ligado à criação da associação distrital.
Já em 1913 o Jornal de Anadia fala das viagens de Mário Duarte com a delegação portuguesa pela América do Sul, tendo o desporto como motivo!

Nestes primeiros anos, os muitos jornais de Anadia (monárquicos e republicanos) lá iam dando mais ou menos notícias do futebol, entre as suas tricas políticas.

Talvez por isso as notícias tenham escasseado, e só em 1921 se volte a falar de futebol, dando conta das “demarches” do clube para a instalação de um novo campo. Seria o campo do Sobreiral. Mas ainda não seria o sítio ideal, e logo em 1922 o mesmo jornal dá conta de que o clube irá dispor de campo vedado. Seria o campo dos Olivais, inaugurado em 18 de Novembro de 1923. Então, e por muito tempo não dispôs de balneários. Estes ficavam no Centro de Recreio Popular, como se depreende de um alerta da direcção do clube, quando publica uma nota para que os atletas ali se equipassem, antes de se dirigirem ao campo.

Não restam dúvidas da utilização anterior do recinto do jogo, pois isso mesmo se deduz, quando o responsável pelo aluguer, aborrecido com a direcção do clube que não o atendia, publicou um ultimato no jornal Ecos de Anadia (18 de Julho de 1925, pg 2), em que diz claramente que “o campo da vinha, que agora serve de campo de jogos, não tiver um fiador responsável até final do contrato, se permite dar ao campo outro fim diverso do actual, se a Direcção continuar a não responder”.
Sabe-se que o campo salvou-se, e até o Sport Anadia viveu para além de Novembro de 1926, quando na vila se fundou outro clube. O Anadia Foot-Ball Club.
Mas a primeira presença no futebol de Aveiro, cujos primeiros anos foram muito conturbados, coube ao Sport Anadia, que em 18 de Janeiro de 1925, juntamente com mais 3 clubes (Ovarense, Beira-Mar e Galitos), integraram a série 3 da competição oficial. Surgia o primeiro campeonato de futebol de Aveiro.

Como se disse, em Novembro de surgia na vila outro clube, numa sala do Centro de Recreio Popular. Da primeira acta consta a vontade de alguns em dar o nome de Sport Anadia ao novo clube, mas o momento desaconselhou-o (2).

Mas o Sport Anadia, verdadeiro percursor do futebol no distrito, ainda jogaria com este novo Anadia, pois em 12 de Dezembro de 1926 defrontaram-se, como publica o jornal local A Ideia Livre em 4 de Janeiro de 1936, pg 5.

Mas a história pitoresca do futebol nestas bandas, encerra mais episódios interessantes.
Em 1945 o clube passa a designar-se por Clube de Futebol Anadia. A mudança faz-se em AG, onde é explicado que são imposições superiores, do Governo!
Assim haveria de permanecer até surgir o 25 de Abril, que permitiu, uma exposição aos governantes de então, com o clube a retomar a sua identidade violentada por uns idiotas.

Apesar de ser Aveiro o distrito onde o clube se insere, o futebol oficial encontra-o – se descontarmos as suas duas primeiras presenças – nas competições de Coimbra, onde se fixa até meados dos anos 50, até que nova “orientação superior” o manda integrar-se na AF de Aveiro.

E pronto. Fica aqui um retrato de momento do futebol no concelho, que ao longo dos tempos viu 20 dos seus, pisarem estes palcos nacionais.


(1)     – ver edições de:
           4 de Maio  de 1918, pg 2.
         29 de Junho de 1918, pg 2
         13 de Julho  de 1918, pg 2            

(2)  - ver O Anadia Novembro/Dezembro 1978          


Sem comentários: