Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Portalegre - dos 30 aos 35 anos.

Na história do futebol em Portugal, Portalegre tem lugar de relevo, embora não se atribua essa circunstância, e as suas memórias permaneçam no limbo do esquecimento.
Mas foi o segundo distrito a criara uma associação de futebol. Não será estranho ao caso, a existência de uma forte e empenhada colónia inglesa, que esteve até nos orgãos dirigentes de algumas colectividades. Não foram muitos os clubes envolvidos, mas existem histórias marcantes. Até o centenário campo da Fontedeira, é disso exemplo, embora o "progresso" tenha dele feito um hotel.

Vamos aqui deixar a pégada do futebol federado, nos anos 30 a 35, da existência da AF, que foi criada em 1911, e que portanto é a segunda centenária, entre três, no país.
             
              Ver                                                             Ver


          Ver                                               Ver



                  Ver                                                              Ver

                    
                     


Sem comentários: