Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 31 de dezembro de 2013

                                     

                                     FIM


Tudo tem um fim. O deste blogue é hoje. 
Foram cerca de sete anos de recolhas, aqui e ali, por entre muitas outras histórias que só li.
Nunca foi meu propósito procurar as histórias pitorescas, as origens das competições ou clubes, pelo que a recolha ficou substancialmente cerceada. Tendo por objectivo fazer a história dos participantes nas competições seniores, nacionais e distritais, esta recolha foi sempre sacrificada. Mais tarde, tentei redimir-me dessa falta de sensibilidade que aquela procura me induziu, e voltei a algumas paragens onde recolhi parte das histórias que por aqui ficam.

Mas por onde andei, há milhares de situações para contar. Outros se entusiasmarão por certo, e engrossarão estes escritos que permitem relembrar e guardar memórias destas andanças.

Tudo de bom para quem aqui veio.


P.S- sendo o encerramento do blogue uma decisão definitiva, isso não impede que a informação aqui vertida não seja actualizada, sempre que as minhas informações sejam acrescentadas com algo de relevante, e que eu não posso deixar de partilhar. É o caso de hoje, que me leva a um acrescento sobre o futebol de Beja,  nomeadamente no concelho de Ferreira do Alentejo.


3 comentários:

Anónimo disse...

Um grande a abraço Vitor Sousa e acredito que será um "até breve", porque o "bichinho" das Histórias estará sempre lá.

Deixo-lhe uma página que você irá gostar

https://www.facebook.com/pages/Hist%C3%B3ria-do-Futebol-em-Portugal/496146053794820

Giusepe Giorgio

Menthor disse...

um abraço

Unknown disse...

É Pena. Toda esse pesquisa não foi em vão. Parte da historia do futebol português está neste blog. Paciencia :-(