Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Os campos de Fafe



Por aqui, cedo se jogou o futebol. Futebol a sério, pois logo em 1926 a associação de futebol recebia a inscrição do Foot-Ball Club de Fafe, que de imediato começou por fazer estragos na vizinhança. 8 a 2 ao Vitória, no campeonato!
1931 vê surgir outro clube que logo se filia. Era o Sporting que despontava. 
Muitas e vigorosas jornadas se seguiram, com estas 2 equipas a imporem a sua presença no futebol federado. Obviamente que os jogos entre si também eram coisas animadas. Os jornais locais dão-nos disso relato aturado, e falam amiúde dos seus campos. Cada um tinha um. Mas da sua localização, do que foi feito do espaço, é que nada. Acresce até, que ao longo dos anos, a informação dos jornais nos dava conta de os clubes jogarem em S. Jorge ou nos Peões, o que me baralhou fortemente. Procurando por jornais, interpelando a autarquia, nada. Nestas coisas, não há nada como falar com quem lá esteve. E um dia, a propósito do campo da Granja, fique a saber tudo. O senhor Hernâni Von Doellinger ciceroneou a visita ao passado. Aqui fica um claro retrato do então, com os renovados agradecimentos àquele senhor.

Foi assim que eu cheguei aos campos do passado de Fafe

do blogue Tarrenego! 1 Setembro 2012

Ás vezes, o futebol


“… Comecei a ir ao futebol pela mão do meu pai. Íamos ao Campo da Granja ver o Fafe. O Campo da Granja tinha bancada e uma nora atrás da baliza do lado de São Gemil. A nora, neste caso, era um engenho para tirar água de um poço e não funcionava. Mas ficava num altinho muito jeitoso para a assistência. Eu e o meu pai víamos os treinos, os jogos, os juniores em vez da missa (o que arreliava a minha mãe), as reservas e, ao ….”

Senhor Hernâni Von Doellinger

Eu começo por me desculpar desta abordagem, que parece ter o futebol por tema, mas não é tanto assim.

Acontece que já dei a volta a tudo que é jornal de Fafe, já tentei que a Câmara me respondesse, mas as memórias parece que se volatilizaram.

Até que encontrei o texto acima no seu blogue “Tarrenego”. E pensei: ora aqui está quem esteve lá. E que busco eu? Saber dos campos de Fafe, que em 1958 sofreram mudanças. Pelo menos de dono, já que o Sporting e o Porto de Fafe se juntaram, e os seus campos de S. Jorge e dos Peões haveriam de sofrer, digo eu, alguma reformulação.
Como entretanto a Associação Desportiva começou a ser citada como jogando no campo da Granja, e pelo que ali explica, deduzo que este não era mais do que o actual estádio, que viu a luz do dia em 1968.

O que eu lhe perguntava é se me pode dizer onde ficavam aqueles campos dos pioneiros do futebol na agora cidade de Fafe.

Renovo as minhas desculpas pelo tempo que lhe roubo, mas a fiabilidade da fonte motivou este meu atrevimento.

Hernâni Von Doellinger respondendo:

O Campo de S. Jorge, utilizado pelo Futebol Clube de Fafe, situava-se exactamente numa das bordas do monte de S. Jorge, perto da zona do Souto, entre a hoje Avenida de S. Jorge e o princípio do bairro da Fábrica do Ferro.
O Campo da Granja, utilizado pelo Sporting Clube de Fafe, situava-se no outro lado da vila, na zona da Granja, ao lado esquerdo de quem sobe a a Avenida da Granja, perto do local onde hoje está o quartel dos Bombeiros. Foi aqui que a Associação Desportiva de Fafe jogou durante anos, após a fusão.
O actual estádio é um terceiro campo.

Uma rectificação importantíssima:

O Campo de S. Jorge, utilizado inicialmente pelo FC Fafe, foi também casa do SC Fafe, quando este clube apareceu. Jogavam lá os dois clubes. Desentendimentos levaram a que o FC Fafe se mudasse para o Campo da Granja, ficando o SC Fafe no Campo de S. Jorge, onde conheceu os seus melhores momentos de glória.
Isto é: ao contrário do que, por engano, digo no email anterior, o SC Fafe nunca teve o campo da Granja como sua casa.
Quanto ao resto, nada a acrescentar.



Sem comentários: