Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 3 de novembro de 2016

no cantinho de Portugal


Vila Real de Santo António


Para a história do futebol

Por aqui começa a falar-se de futebol, logo em 1916. Em Abril surge o Lusitano, clube de grandes pergaminhos e constância, que a história do futebol ainda hoje o tem por um dos seus.
A competição oficial da AF do distrito, logo em 1921, passa a contar com eles. Até hoje, sempre o futebol foi a sua praia!

Mas nesta estreia, também o Glória (1), seu rival de sempre, se apresentou a jogo. Isto diz bem do voluntarismo que então se vivia, com gente simples, com pouco dinheiro, mas muita imaginação.

Também se detecta na vila um terceiro clube, mas a história só o refere a competir, e por pouco tempo, nas categorias inferiores. Era o Esperança Futebol Clube.

Na época seguinte surge um outro clube, que contudo também só se inscreve em 3ªs categorias. Era o Vilarrealense Futebol Clube.



Apenas em 1933 o Lusitano consegue inaugurar o seu mítico campo Francisco Gomes Socorro. (2).  Onde se jogava até então?

Dos muitos jornais que consultamos, nomeadamente o Correio Teatral, o Algarbh e outros, colhemos sobre as primeiras competições (21/22), que o “campo” do Lusitano ficava em Castro Marim, sendo que o Glória FC tinha “campo” na avenida da República. Onde seria? Junto à estação? No outro extremo, no bairro dos pescadores? Provavelmente por aqui.



Só depois de 1974, surge outra equipa de futebol nestas terras. Eram os Leões do Bairro, que depois viraram Sporting Vilarrealense (3), e que consta jogarem no campo Guadiana.
Anote-se que aquando do novo nome, já o recinto usado era o Francisco Gomes Socorro. Onde ficaria aquele recinto?

Foi a procura por este campo, que muito ficamos a saber do futebol nestes sítios. Desde logo nos deparamos com a inexistência de tal campo, que um jornalista apressado terá inventado. A procura exaustiva, permitiu-nos ver a intensa utilização do Campo Francisco Gomes Socorro. Tudo que era clube de Vila Real ou Castro Marim, jogava aqui. Até o Beira Mar de Monte Gordo o usou nos seus primeiros tempos.
Lusitano, que era o dono do campo, partilhou-o com os Leões do Bairro, mais tarde com o Sporting Vilarealense, o novo nome daqueles Leões, e os clubes de Castro Marim, Castro União, Boavista, e Castromarinense também por ali andaram! Campo com muita história e por certo muitas estórias.

         


O futebol sofreu um impulso após Abril de 1974, quando surgem vários torneios de futebol, sempre jogados no Francisco Gomes Socorro, e onde aparecem várias equipas populares, como o Boavista de Castro Marim, o Beira-Mar de Monte Gordo, e os Leões do Bairro.
Estes 2 últimos chegam quase logo às competições oficiais, tendo o Beira-Mar por recinto de jogo, o Francisco Gomes Socorro, onde jogou, quase sempre aos sábados, até finais dos anos oitenta.
Porém, pese todo este movimento de intenções, o Lusitano continua a ser a mais firme manifestação de querer, perseverança, e constância dos clubes de Vila Real. Quem não quer ter um amigo assim?

Entretanto Vila Real moderniza-se, e os anos 80 trazem o estádio municipal, que sucessivas benfeitorias transformam num extraordinário centro de treino.
Monte Gordo também dispõe de um moderno complexo desportivo, e Castro Marim tem campo, mas não tem futebol.
O Glória continua pujante, e a sua sede é palco de muitas actividades recreativas e culturais, mas longe do futebol.
Dos Leões é que já não há rasto. Entretanto o Castromarinense absorveu o Boavista e o Castro União, e por certo voltará um dia destes.

O Francisco Gomes Socorro é que lá continua, firme nos seus 100 anos, e pela aragem, disposto a outros tantos!

(1)    – deixa de aparecer no futebol oficial em 1944/45, mas ainda tem actividades
(2)    – 25 Dezembro jogando o Lusitano com o Olhanense 2-1 (ver Jornal do Algarve28/12/33)
(3)    – deixa de aparecer no futebol oficial em 1989/90.

 

Sem comentários: