Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Tirsense apresenta-se

O dinâmico futebol portuense, ou o nascimento de 2 históricos ilustres.


Em 1942/43 eram 3 as divisões distritais. Eram elas que definiam quem frequentava os nacionais.
O terceiro escalão de então albergava 8 equipas em duas séries, sendo que a B só tinha 2 clubes. Rio Ave e Freamunde.
Para achar o campeão, fez-se uma final a 2 mãos, como então era regra. Mas não foram suficientes estes 2 jogos, pelo que se jogaram mais dois, dado que a primeira finalíssima não saiu do empate, mesmo com 120 minutos!
Haveria de ser campeão o Rio Ave, jogando a final com o Progresso.

Mas um 4º patamar do futebol também então tinha lugar. Era a Promoção, antecâmara dos candidatos ao futebol federado. Nesta época eram 22 os pretendentes, divididos em 4 séries, obedecendo a um escalonamento geográfico.
A série D integrava o Tirsense, que então ambicionava entrar no futebol oficial, e que tinha por companhia o Rebordões, terra ainda hoje dedicada ao futebol de competição, e o Negrelos, cujos descendentes também o praticam regularmente, jogando no Concelhio de Santo Tirso.

Vencedor da série, o Tirsense, foi decidir com o Sporting de Francos quem seria o campeão. Ganhando, o Tirsense ficou com o direito de saber se podia entrar no futebol federado. Discutiu-o com o Freamunde, que fora o último da 3ª divisão. E ganhou!

Entrava o Tirsense nesse ansiado futebol. Ainda lá está. Umas vezes melhor, outras nem tanto, mas sempre irreverente, como quando desafinou os violinos aos lagartos…

4 comentários:

Curioso do futebol disse...

Fiquei confuso com este texto...
A promoção era a antecâmara dos candidatos ao futebol federado !?
O FC Tirsense ambicionava entrar no futebol federado !?
Então, o FC Tirsense ao jogar a promoção estava em que futebol ? No futebol popular ? Estavam filiados em qual organismo ? Na associação distrital de campismo e caravanismo ?
O senhor ainda não percebeu que os campeonatos da promoção são (ou foram) provas oficiais das associações distritais ? Eram chamados da divisão da promoção e o vencedor era campeão distrital.
Depois, disputava o lugar na divisão acima contra o último classificado desta, como faziam os das outras divisões acima.
Dizer que os clubes da promoção ambicionavam entrar no futebol federado é uma afirmação extraordinária...
Continuação do excelente trabalho. Cumprimentos.

victor sousa disse...

não fosse o seu ar depreciativo, e eu respondia-lhe, elucidando-o. Mas como as suas certezas dizem tudo, fique-se com os seus argumentos. Mas tenha presente que a AF se fundou em 1913, e antes de ter Promoção, teve a Liga Invicta, contrariada, e que talvez o fizessem entender da razão de algum constrangimento na Promoção. Mas a sua verve não precisa de explicações. Apenas e só aceitação das suas certezas. Ficamo-nos por aqui, e dê o assunto por encerrado, porque qualquer comentário que se permita, fica sem resposta. Passe bem.

Curioso do futebol disse...

Sim senhor, tem razão quanto ao tom do meu comentário e peço desculpa pelo facto. Mas, este tom tem a ver com a minha estupefacção pela sua insistência em afirmar que a promoção não era uma prova federada, ainda para mais quando leu centenas de jornais e nos traz tantos factos desconhecidos da história do nosso futebol. Eu tenho a certeza que era uma prova oficial porque os clubes estavam filiados nas AF e, por conseguinte, na FPF. Esses campeonatos eram oganizados pelas AF, os clubes e os jogadores estavam registados nas AF e na FPF, tinham os mesmos direitos e deveres dos outros, tinham os mesmos castigos, etc. Qual é a dúvida em relação a serem campeonatos federados ? Eram campeões distritais e fazem parte das listas das AF, quando as conhecem, não consigo perceber...
Alguns clubes tinham algumas restrições e facilidades nesta prova, é verdade, mas estavam no futebol federado. Como deve saber, em várias AF o campeonato da promoção era a 2ª divisão, apenas existia acima o principal campeonato distrital.
É lógico, que está no seu direito de não me responder mas, não vou deixar de lhe dar conhecimento deste facto porque, vejo que está equivocado. Os clubes da promoção participavam nos torneios distritais de classificação para o campeonato de Portugal e até houve um clube da promoção, pelo menos, que participou nessa prova Nacional. Isto diz-lhe algo ? Um clube não federado a participar numa prova Nacional ?
Por outro lado, também existiam clubes que apenas participavam nas categorias inferiores (2ª, 3ª, 4ª) e não tinham categoria de honra, como sabe. Também considera que não estavam federadas ? Como não considerou estes clubes, tal como os da promoção, naquele seu excelente trabalho do futebol catalogado, fico na dúvida. como sabe, o Estrela de Braga participou no campeonato de Portugal mesmo sem ter categoria de honra, apenas jogou em 2ª categorias.
Como lhe digo, não precisa de me responder, mas fica com esta informação, que talvez desconhecesse, para reflectir acerca destes 2 assuntos.
Cumprimentos

Curioso do futebol disse...

Volto ao assunto da promoção, apesar de saber que não tenciona responder.
Isso não é importante para mim e está no seu direito, como é lógico. No
entanto deixo aqui o meu e-mail (ponta.esquecida@gmail.com) para o caso
de querer debater este e outros assuntos, até porque não se justifica a
publicação desta nossa conversa neste post, digo eu. De qualquer modo,
sempre deixo algumas informações e opiniões que poderá querer aproveitar,
sem pretender ser o dono da verdade.
Por vezes, debatendo os assuntos com outras pessoas vemos as coisa de outra
maneira, já aconteceu comigo várias vezes, porque ninguém sabe tudo.
Penso, que detectei o seu equivoco quanto aos campeonatos da promoção.
O sr. está a basear-se nos campeonatos da AF Porto que tiveram essa situação
da Liga Invicta. Ora, isso foi um caso particular que apenas existiu nessa
AF, e o sr. quer generalizar isso ao resto do País. Antes de existir a promoção na AF porto, já a AF Lisboa a fazia disputar, e não sei se noutras AF. Este é o seu equívoco pelo que me dá a entender, porque nunca tive dúvidas que os clubes da promoção são federados, nem poderia ser de outra forma. Agora, tem toda a razão quando diz que existiam restrições, mas também dava muito jeito ás AF este campeonato, dava para contentar uns e outros. Não sei se chegou a ler o meu anterior comentário acerca da participação dos clubes da promoção em competições Nacionais. Pois, é a partir desse facto que vêem as minhas certezas em relação a estes clubes.
O sr. foca-se muito no "romantismo" destes tempos antigos e demonstra não ter "cultura desportiva" no que respeita a regulamentos das provas, seus modos de disputa e as alterações que tiveram. Também em relação aos clubes isso está à vista, no que respeita aos clubes extintos. Não pode colocar no mesmo patamar clubes como o Carcavelinhos, o Fósforos, o Lusitânia Coimbra, etc. com clubes como a CUF Barreiro, o Rua Nova dos Olivais, o FC Marrazes, etc. Uma coisa são clubes extintos de facto, outra coisa são clubes que mudaram de nome. Existe uma grande diferença. Isto, é outra das situações que me fazem confusão no seu excelente trabalho e não percebo como fez o trabalho assim, até porque leu centenas de jornais. Mas pronto, o trabalho é seu e não é oficial, por isso tem todo o direito a fazê-lo como entende. Estes meus comentários são na tentativa de chamar à atenção para possíveis melhorias na sua obra, apenas isso.
De qualquer modo, digo mais uma vez, que fez um grande trabalho.
Cumprimentos.