Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

memórias da Foz do Sousa

Sousense e o seu campo


Há muitos anos, muitos mesmo, mas que eu ainda posso contar, fui à Foz do Sousa ver os juniores. Para além dos seniores, que por vezes também tinham campeonatos de reservas (quando o futebol nasceu eram as primeiras, segundas, terceiras e quartas, porque os atletas – sportsmen, como se dizia – eram simultaneamente jogadores e sócios do clube. Era preciso ocupá-los a todos), e havia também este escalão.

Fui, dizia eu, porque me levaram. Um amigo de meu pai, futeboleiro empedernido e que tinha carro, levou o meu pai, e a mim de pendura.


A imagem que guardei, e que hoje “vejo” nitidamente, é de um campo que ficava num alto, rodeado de pinhais por todo o lado, numa manhã de profundo nevoeiro (o jogo era às 10), que só deixava ver as silhuetas dos atletas. Mesmo assim o jogo fez-se. Já não me lembro do resultado, e tão pouco sou capaz de me recordar de outros pormenores. Mas um dia destes fui lá. A ocasião era especial, pois o Campeonato Nacional de Seniores ia começar, e o Sousense recebia o Boavista. Mas agora o campo virou estádio. Está relvado, e fica mesmo ao lado do “outro”. Que ainda vive. Felizmente que nem tudo morre. A União Desportiva Sousense está viçosa. Muitos anos de vida para ela.


Sem comentários: