Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 3 de maio de 2019

Valado dos Frades - campos de futebol


Buscando por resquícios da história simples e longínqua, do futebol nestas paragens, deparei-me com um blogue (1) que relembra a comunidade, e onde o futebol também tem lugar. Daí à “ida” a tão rico lugar, foi um passo. A “caminhada”.

PERGUNTA

Valado de Frades conheço muito bem, embora nunca lá tenha ido! O meu “conhecimento” vem de frequentes passagens na AE, que tem uma relação íntima com a localidade, que a exalta.
Mas também as minhas deambulações pelo Associativismo, me levaram a Valado. Tendo então por base o futebol, com essa vossa colectividade pioneira que dá pelo nome de Biblioteca, tentei conhecer-lhe as raízes. Por isso pesquisei vários jornais de diferentes concelhos do distrito, e foi-me possível saber dos diferentes sítios onde o futebol se jogou após 1933, que terá sido a oficialização da Biblioteca, mas suponho que já muito antes não havia segredos com o jogo, e por algures ele se jogaria.
Mas a minha interpelação tem a ver com a ajuda que lhe peço, para saber onde ficava um dos primeiros palcos, que o jornal “comarca de Alcobaça” diz (3 Setembro 1936) que por doação da patrona do campo, iria ser construído no Pinhal do Canteirão, na margem direita do rio da Areia, um novo campo de futebol. O que lá existe hoje?












Posteriormente, em 1956, surge outro campo. Talvez porque aquele primeiro recinto ficasse à desamão, fosse exíguo nas medidas, ou porque os herdeiros do sítio o pretenderiam retalhar. Fosse como fosse, nesta época surge o campo Dr. Colares Pereira, que por 20 anos serviu ao futebol da Biblioteca.
Finalmente em 1976, o jornal de Alcobaça “Alcoa”, dá conta da inauguração do novo campo do BIR, que será ainda o actual.













É daquele segundo campo (Dr. Colares Pereira), que ando à procura da localização.
E são estes os sinais da diáspora do BIR que busco. Será que me pode dar uma ajuda?

RESPOSTA

Na época 1923/1924, no campo na Lagoa Seca, o Valado Foot-Ball Club fez a seu primeiro jogo, de camisa Vermelha com gola branca e calção branco, jogou contra Os Leões de Alcobaça. Alguns dos jogadores desse dia, Álvaro Martins, Fernando Ribeiro, Armando Gaspar, Xico Bonito, Vinheiras, Viegas, São Pedro, João Marques, José Varela, Américo e Eduardo Botas, Afonso Venâncio, Jacinto Azevedo e Joaquim da Silva. Deste jogo não. há nenhum registo fotográfico. Até 1936 era na Lagoa Seca que se jogava o futebol intermitentemente porque por vezes a lagoa enchia de agua impossibilitando o jogo. 

A Biblioteca foi criada em 1933, teve algumas equipas de futebol mas só em jogos particulares desde 1937 no campo do Canteirão então chamado Carlos O' Neil doador do terreno ,só em 1956 disputou os primeiros jogos oficiais no mesmo campo do Canteirão melhorado então já com o nome Dr. Colares Pereira sobrinho do Carlos O' Neil donos da Quinta do Campo .Este campo do Canteirão junto ao rio da Areia(em frente da actual bomba da Repsol) nos terrenos da quinta do Campo foi destruído no inicio dos anos 70 para dar lugar a um parque industrial, só em 1976 foi construindo um novo campo no actual terreno na entrada do Valado mas não na actual localização pelo meio ainda mudaram o campo um pouco mais para o lado para nos finais dos anos 70 construírem um mercado Municipal. Há cerca de 6 anos o campo levou um relvado sintético, tendo agora boas condições.


 









(1) - Valado dos Frades - um século de fotos


Sem comentários: