Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 3 de abril de 2019

Campos em Bragança


Um exercício para os pesquisadores.

Actualmente Bragança dispõe de 3 excelentes campos de futebol.
O municipal, surgido nos finais de sessenta, e os posteriores complexos do CEE e do Politécnico.
Ainda dispõe do campo do 30, mas em ruína, e onde se prevê construir o pavilhão do Académico.

Mas qual é o passado dos locais onde se jogou futebol?
Os anos 50 são aqueles em que o futebol se oficializou, quando se criou uma associação distrital, que sucede a uma tentativa dos anos 30, que permitiu então organizar campeonatos distritais (3), mas com pouca expressão, já que eram apenas 2 os clubes concorrentes.
Mas já antes desta data, se jogava futebol em Bragança. Clubes não organizados no sentido actual, mas participantes no jogo. E num distrito sem grande expansão do futebol até hoje, foi possível saber de clubes interventivos, e quase logo que o futebol se começou a jogar.
Mas quais os campos de então? Cronologicamente, citemos aqui as suas designações

1918 – campo do S. João do Forte (1)
1931 – campo de Santo António (2)
1933 – campo de S. João de Deus (3)
1937 – campo Salvador Nunes Teixeira (4)
1946 – campo do Desportivo (5)
1953 – campo municipal do Toural (6)
1968 – estádio municipal de Bragança (7)

(1) - serviu a um jogo entre duas equipas do União Foot-Ball Club de Bragança, em 1918. ver CP JAN 1918)
(2) - fala dele o JN 27 FEV a propósito de um jogo do campeonato, e também falará o jornal Trás-os-Montes
  quando em 1932 descreve um jogo que serviu para definir o campeão.
(3) -– citado pelo jornal “P’ra Cá do Marão”, a propósito de um jogo que ali teve lugar. O forte, que aquartelou o último regimento sedeado em Bragança (Caçadores 3) faz hoje parte do espaço de implantação da autarquia.
(4) -– surge aquilo que se diz ter sido o primeiro campo de futebol na cidade. A sua construção, “por cima das Beatas, e junto à estrada de Vinhais (JN ABR 1937), leva o nome do militar que mais se envolveu no futebol da cidade, e que foi presidente da câmara e governador civil.
Posteriormente, outra publicação que não identificamos, diz que este campo ficava onde hoje existe o hospital distrital.
 (5) – nos finais dos anos 30, já se joga no Toural, num improvisado terreno, trabalho da autarquia.
(6) – começa a falar-se da construção dum esplêndido campo, no Toural, de iniciativa municipal. (A Bola 3 JAN   1946)
Seria aqui que o futebol de Bragança, oficial, faria os seus jogos até à construção do municipal, que ocorre em 1968
(7) – data a partir da qual o municipal passou a servir ao futebol na cidade, sendo que a sua conclusão só ocorreria alguns anos mais tarde.


Está visto que  os terrenos do actual hospital, e o Toural, junto ao cemitério, foram os sítios priveligiados para o futebol.
Provavelmente que “S. João do Forte” e “S. João de Deus”,  primitivos campos de Bragança, seriam o mesmo, e ficavam nas cercanias do actual “30”. E 30 porquê?

Por uma vez (1979), o Colégio de S. João de Brito jogou o campeonato, e usou o campo de S. João de Brito, em terrenos anexos ao colégio, e pertença dos Serviços Florestais. 


Sem comentários: