Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 3 de agosto de 2019

Tondela - memórias


      (lido na A Voz Desportiva, jornal de Coimbra, em 23 Março de 1935)




Em Viseu, realizou-se no domingo passado, o encontro final do Campeonato da Promoção, sendo adversários o Club de Foot-Ball “Os Repesenses”, apurado da zona Centro, e o Club Desportivo de Tondela, apurado do Sul, e já vencedor do apurado do Norte, o Foot-Ball Club de Lamego.

Os rapazes de Tondela, que na meia-final contra Lamego, haviam brindado o público de Viseu com uma exibição excelente, como há muito se não via naquela cidade, jogaram agora pessimamente, muito embora tenham saído vencedores por 3-0.
O primeiro tempo terminou com 1-0, goal obtido por Herculano. Na segunda parte Fortunato fez o segundo e terceiro goals.
Com este resultado, ganhou portanto o Desportivo de Tondela, o Campeonato da Promoção, primeiro título que vem para esta vila, o que trás contentes os desportistas locais.

No próximo domingo, 24 volta o Desportivo a Viseu, a fim de tentar a sua chance com o Sport Ribeira e Viriato, para a sua entrada na Divisão de Honra.

(no mesmo jornal a 30 de Março)

Desportivo 5 – Viriato 2

Conforme anunciamos, realizou-se no passado domingo em Viseu, o encontro da passagem à Divisão de Honra, entre o Sport Ribeira e Viriato, último classificado, e o Club Desportivo de Tondela, campeão da Promoção.

Os rapazes da nossa terra reabilitaram-se perante o público de Viseu, da má exibição que haviam feito na final do campeonato promocionário.
Realmente, contra o Sport Ribeira e Viriato, jogaram muito bem, tendo obtido a contagem de 5-2, que em boa verdade, deveria ser de 5-1.
José Fortunato continua a ser o goal-scorer local, pois só à sua parte fez 3 pontos. João do Carmo marcou os 2 restantes.
Alcançada a sua entrada na Divisão de Honra, o Desportivo terá de jogar agora com o primeiro classificado, para o título de campeão distrital. É pena esse jogo final tenha de realizar-se em Viseu.


Desta final, é que nunca mais se ouviu falar…



Deixemos aqui o panorama deste campeonato promocionário, jogado em 3 zonas.

A norte estiveram, o Sporting Club de Lamego e o Foot-Ball Club de Lamego.
Na zona da cidade de Viseu, o centro, participaram o Club de Foot-Ball Os Repesenses, e o Grupo União de Futebol.
A zona sul contava com o Sporting Club de Vale de Açores, Escola Livre de Mortágua, e o Club Desportivo de Tondela.

A primeira divisão, a Honra, só teve 4 equipas, e o Lusitano de Vildemoinhos venceu-a.
A AF reclamou junto do Governo Civil, pois havia muitos clubes e jogos fora da sua alçada, e ela entendia que devia ser posto cobro a esta “concorrência”!

3 comentários:

Miguel Nascimento disse...

Boa tarde.

Antes de mais, dou-lhe os meus parabéns pelo seu blog que, volta e meia, costumo visitar com muito gosto e atenção.
Acerca desta memória futebolística, achei curiosa a alusão que fez ao Foot-Ball Club de Lamego, pois nunca antes tinha ouvido falar dele.
Haverá possibilidade de colocar aqui mais dados sobre este clube?

Muito obrigado.

Grande abraço.

Miguel Nascimento disse...

Boa tarde.

Antes de mais, quero dar-lhe os parabéns pelo blog Futebol Saudade, de quem sou um visitante assíduo e interessado.

Nesta memória futebolística, mencionou uma agremiação que nunca tinha ouvido falar.
O Foot-Ball Club de Lamego.

Há possibilidade de colocar mais informações acerca deste clube?

Muito obrigado.

Grande abraço.

victor sousa disse...

Miguel Nascimento, boa tarde e as minhas desculpas por só agora responder, mas sou pouco frequentador da caixa de comentários, e só agora li o seu pedido.

Mande-me um mail, e eu envio-lhe o que tenho do Futebol Clube de Lamego, que tem umas interessantíssima história, apesar do pouco tempo de existência