Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Briosa Pextrafil - como acabou...

Briosa Pextrafil, era o orgulhoso nome do clube nascido no seio da empresa de fabrico de papel, em Vila Meã, freguesia de Fragosela.


Foi em 1963 que o grupo desportivo foi criado, e passou a contar com um campo próprio, nos montes sobranceiros a Vila Meã.


Jogando os 3 primeiros anos na 2ª divisão, subiu na terceira época à divisão principal do distrito, donde não mais saiu, chegando até a jogar a Taça de Portugal.
Ao fim de 21 anos de presença no futebol, fechou portas. Alguns diziam que a fábrica estava em dificuldades, e daí o fim do clube. Mas a fábrica, ainda hoje lá está, altiva e pujante!
Mas um seu director fala dos reais porquês que apressaram o fim do clube, numa publicação que aqui se partilha. Afinal foi o IP5 o grande responsável pelo fim do futebol nestas paragens. Depois, a A25 acabou com o resto! Futebol por aqui nem pensar…

Só um aparte final, para dizer que o acesso ao campo, hoje ainda lá está. Terá chegado tarde…


1 comentário:

Avelino Duarte disse...

A Briosa Pextrafil foi um clube que jogou na distrital de Viseu de Vila Meã na freguesia de Povolide, o campo é que ficava na outra freguesia.