Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 3 de abril de 2022

Bragança - 4 décadas de futebol



De ciência certa, é sabido que o futebol federado viu a luz do dia por estes lados, na época de 1953/54.

Foi a 20 de Dezembro que os jogos começaram, e até hoje não pararam.

Também não é menos verdade, que nos anos 30 do passado século, se tentou criar uma verdadeira associação distrital, organizando-se mesmo competições oficiais, mas a coisa não pegou.

Mas isso não quer dizer que não houvesse movimento e interesse. Vai até fazer 100 anos que se jogou futebol em Bragança, no campo do Forte de S. João, entre 2 equipas locais. O mais provável é que fossem equipas de circunstância, criadas por estudantes, logo desaparecidas, mal o jogo terminou.

Anos mais tarde, em 1921, a pretensão de criar a associação foi mais forte, e congregou muitas vontades. É o que diz a revista desportiva do Porto, “Sporting”, que em Abril daquele ano dá conta do campeonato Transmontano, que reunindo o Flávia Foot-Ball Club de Chaves, União de Foot-Ball Bragançano, o Vila Real Foot-Ball Club, e o Mirandela Foot-Ball Club, fez deste “campeão de Trás-Os-Montes”, e levou os respectivos delegados, em reunião feita, a decidir-se pela criação de uma Federação Transmontana de Desportos.
Hoje, sabemos que não passou de intenções.
Mas em 1934 as forças vivas de Bragança, chegam a eleger uma direcção para a AF de Bragança, onde se integrava um militar que muito impulsionou o futebol: o tenente António Faria.

Só em finais dos anos 40, voltaria o entusiasmo, e a procura de dotar a cidade de um campo adequado.
Hoje, Bragança dispõe de 3 excelentes complexos desportivos, mas na sua história ficam os esforços sobre-humanos daqueles entusiastas dos anos 20.

Relembremos cronologicamente, algumas incidências sobre a sementeira do futebol no distrito.
                  
AF Bragança 1929/30 – o nascer de clubes

Em 16 e 23 de Março de 1930, o Jornal de Chaves dá conta das “démarches” em curso, visando a criação de um clube em Mirandela. Seria o Sport Clube.

A 6 de Abril noticia que o Flaviense irá no dia 9 de Abril de 1930 a Bragança, disputar um jogo amigável a convite do Sport Lisboa e Bragança, e a 20 de Abril dá conta do jogo, ganho pelo Flaviense 5 a 0, e diz que o clube de Bragança é de recente formação.

AF Bragança 1946/47 - Uma tentativa de ressurgimento da AF (I).

Noticia o Comércio do Porto em 27 de Novembro de 1946 (pg. 7), que se tenta o ressurgimento da AF do distrito, havendo uma comissão instaladora em actividade, no intuito de promover competições já em 1947/48.
Dos clubes citados como aderentes, cita-se:

- FC Mogadourense
- SC de Moncorvo
- SC de Mirandela
- SL e Mirandela
- GD Bragança


AF Bragança 1947/48 - Uma tentativa de ressurgimento da AF (II).

O jornal A Bola de 25 de Novembro de 1946 (pg3) fala no campeonato falhado de 46/47, e cita a tentativa de criação de campeonato em 1947/48.
         Também se tentava construir um campo no Toural


Em anexo, uma resenha dos campeonatos distritais, até 1989/90.
Um dia destes, daremos notícia dos restantes.

Sem comentários: