Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 3 de maio de 2022

Campenon Bernard - uma equipa na Nazaré



Nazaré

Grupo de Futebol Campenon Bernard

Uma misteriosa equipa no futebol de Leiria, dos anos 30, e que só jogou 2 vezes.
Mas existiu, como provam os arquivos dos Nazarenos, que dispõem desta foto.
Das muitas e intensas pesquisas que fizemos, só encontramos uma publicação que insere uma foto do plantel. É o jornal “Atleta”, de Lisboa.

De ciência certa está a participação desta equipa no campeonato de 1937/38, presença que repetiu no ano seguinte.


AF Leiria – 1937/38, 1ª divisão, série B
1ª volta
jogo
2ª volta
data
campo
resultado
data
campo
resultado
14-nov
1
6
2
Pombal (Sp.)
Maceira Liz
13-dez
2
9
1
21-nov
2
4
0
Maceira Liz
Campenon
20-dez
3
2
2
29-nov
3
1
1
Campenon
Pombal (Sp.)
05-dez
1
0
1
campos
1
Pombal – campo da Liberdade
3
Nazaré – campo do Aires
2
Maceira – campo dos Cimentos
4


AF Leiria
1937/38
1ª divisão, série B
J
V
E
D
M
S
P
Pombal (Sp.)
4
3
1
0
17
4
11
Maceira Liz
4
1
2
2
5
17
75
Campenon Bernard
4
0
2
2
3
8
4

Em 1938/39 só se jogou numa série, onde teve a companhia de:
Torreense
Marinhense
Pombal (Sp.)
Caldas SC
Maceira Liz

São escassas, quase nulas, as referencias a este clube. Mas mesmo assim foi possível saber que escolheu o vermelho e o preto para as suas vestes. Também se detectou que era o campo do Aires, na Nazaré, que lhe servia de recinto de jogo e treinos.
Finalmente também se detectou que o impulso para a sua criação partiu de um francês, naturalmente entusiasta do futebol, e que motivou os seus colegas de trabalho.
A ocupação deles era no ramo da construção civil, e o nome da colectividade ostentava a designação da firma, que era francesa e estava temporariamente sediada na Nazaré, ocupada com trabalhos da sua especialidade no paúl da zona, que integrava o Aproveitamento Hidroagrícola de Cela.


1 comentário:

Menthor disse...

Bombarralense, setembro 1928

O mês de setembro foi avassalador para a 1ª categoria do SCE Bombarralense. Deslocações à Nazaré e às Caldas, valeram-lhe duas goleadas, 9-1 e 11-2, contra o Sporting da Nazaré e Sporting Caldas, respetivamente.

O Sporting Nazaré era o clube do momento naquela vila piscatória. Depois de uma derrota e um empate no mês de setembro, os sportinguistas ganharam três jogos seguidos (Alcanenense 14-0, SC União Operária 3-0 e Leiria Gimnásio Clube 6-1).

Nazaré, janeiro 1929

No início do mês, O Leiria Gimnásio Club foi de visita à Nazaré onde defrontou o Foot-Ball Club Planalto, tendo obtido um resultado pouco lisonjeiro para as suas côres, 2-5.

Nazaré, fevereiro 1929

O GD Os Nazarenos venceram o Sport Lisboa e Lena de Porto de Mós, por 2-1 e o Sporting da Nazaré recebeu a 1ª categoria de Lisboa do Bom-sucesso, o resultado foi desfavorável ao clube da Nazaré por 0-1. O GD Os Nazarenos voltariam a jogar no final do mês de fevereiro contra o Luso Atlético Penichense. Jogo realizado na Nazaré, acabou empatado 1-1.

Nazaré, Novembro de 1929

No dia 14, realizou-se no Campo da Comissão de Iniciariva da Nazaré, um desafio entre o Desportivo Pederneirense da Pedereneira e o Sport Lisboa e Caldas, ganhando o primeiro por 2-1

1936
No mes de julho, um Mixto de Alcobaça, derrotaram um grupo da Nazaré, SL Nazaré, por 2-0. Este desafio foi realizado a favor do Hospital da Misericórdia.

Nazaré, outubro de 1936
No Campo de Jogos da Comissão de Iniciativa da Nazaré, realizou-se no dia 18, um desafio de preparação entre o Atlético Marinhense, e um grupo composto por elementos do GD Os Nazarenos e o Sport Lisboa e Nazaré, terminando o jogo com o elevado score de 12-1, a favor do grupo da Marinha Grande

Em 38-39, no dia 23 de outubro, a convite do club dos Marrazes, o Sport Planalto da Nazaré deslocou o seu conjunto. A vitória coube aos locais por 3-2.