Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 3 de julho de 2022

Camisolas Numeradas



Hoje, as camisolas personalizadas são fonte de rendimento para os clubes, e nomes mais sonantes da nossa praça asseguram àqueles, chorudas maquias, que abatem aos custos de contratação das vedetas.
Mas nem sempre foi assim, e não devia ser fácil ao árbitro identificar os jogadores. Em Portugal a iniciativa de numerar as camisolas dos seus jogadores coube a um clube de tradições, que nascia no ano de 1946, tendo por base 3 clubes tradicionais (1) de Lisboa, todos radicados na mesma freguesia (Marvila), e que resolveram juntar os pertences, e fazer um clube de referencia na parte oriental da cidade. Foi assim que nasceu o Clube Oriental de Lisboa, pai desta iniciativa em Portugal.
Fica a lembrança (2) da peculiaridade de algo que hoje é banal, mas também é obrigatório e personalizado. Não se trata de um passo do futebol. É muito mais uma grande caminhada, cheia de peripécias, por certo.


(1) –
- Grupo Desportivo Os Fósforos
- Chelas Futebol Clube
- Clube de Futebol Marvilense
(2) –

Revista Stadium de 28 Janeiro 1948, pág. 19


Sem comentários: