Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Cartaxo – como surge aqui o futebol



Não foi fácil implantar por aqui o futebol. Ainda hoje, pese o Sport Cartaxo estar consolidado nos seus oitenta anos de história, continua a imperar um défice de apoio ao clube, num concelho tão pujante.
Tudo começou nos finais dos anos 20, quando alguns jovens rapazes, sobretudo ligados ao comércio, decidem organizar um clube, a que deram o nome de Empregados no Comércio do Cartaxo. Mas as dificuldades materiais, aliado aos caprichos de alguns, criaram problemas acrescidos, onde a falta de atletas nos compromissos competitivos se verificou amiúde. Foi isso que levou os mais afoitos a reorganizar o clube, dando-lhe novas roupagens, e alterando a identidade. Nascia em 1935 o Grupo Desportivo do Cartaxo, e podemos ler em pormenor uma entrevista com um dos seus fundadores, n’ “O Concelho do Cartaxo” de 20 de Setembro de 1935, onde este nos diz que vão mudar de cores, assumindo aquelas que são as do concelho: branco e lilás.
Na ocasião, o associativismo por aqui é forte e diversificado (Ateneu Artístico Cartaxense (1), Clube União Cartaxense, Banda Musical), e o futebol dando os primeiros passos, tem muitos detractores, e a modéstia dos “players” condicionam a sustentabilidade dum clube dedicado ao futebol, que podia procurar receitas em actividades lúdicas, se tivesse capacidade para sustentar uma sede. Não foi o caso, e o que atrás fica dito, esclarece da instabilidade desportiva dos anos trinta.
É então que surge nova versão de um clube de futebol na vila (2). Em Maio de 1937 dá-se partida ao clube que chegou até hoje; Sport Lisboa e Cartaxo, na designação de então.
Neste percurso, sempre se salientou a disponibilidade do “campo das Pratas”, espaço dedicado ao futebol, e proveniente do aluguer do terreno. Foi desde sempre um grande handicap.
(1) - Ateneu Artístico Cartaxense, referencia nos anos 20 e 30. (começou por ser Grémio, em 1880, quando foi fundado). A colectividade ainda existe actualmente, tem grande relevância desportiva em várias modalidades, mas não no futebol, que não pratica.
(2) - 1937 marca a fundação do SL e Cartaxo, que sucede, literalmente, ao Grupo Desportivo do Cartaxo, cujos cartões de associado são convertidos com um simples carimbo. As competições distritais contam com este novo grupo em 1940/41.
Mas este movimento associativo, visando colocar um clube no futebol federado, teve, como não podia deixar de ser, um agrupamento popular, que se dedicou a jogar com a vizinhança. É isso que nos diz o jornal cartaxense “O Pintassilgo”, que em 19 Abril de 1925 faz o balanço do desempenho do Estrela Foot-Ball Club Cartaxense, na época de 1924 e início de 1925.
Apesar de tudo, a força do futebol também aqui se insinuou fortemente e desde cedo.


    Estrela Foot-Ball Club Cartaxense – resultados de 1924 e 1925
dia
mês
Grupo
 Pontos
Grupo
  pontos
6
Abril
Rua Nova FC
3
Estrela
0
27
Abril
Selecção Lisbonense
3
“ “
0
11
Maio
11 Amigos Azambujense
0
“ “
8
18
Maio
Linhares FC (Lisboa)
2
“ “
1
6
Junho
Sport Lisboa e Benfica
7
“ “
0
27
Julho
Ateneu Comercial de Lisboa
2
“ “
2
17
Agosto
Leaes FC Casaldourense
0
“ “
7
24
Agosto
Sport Clube Lisbonense
2
“ “
3
7
Setembro
Grupo Futebol Operário de Santarém
0
“ “
3
3
Novembro

0
“ “
1
14
Dezembro

0
“ “
4
Ano de 1925
4
Janeiro
Metalúrgico FC  de Vila Franca de Xira

Estrela
0
18
Janeiro
Grupo Desportivo Centro Espanhol

“ “
1
1
Fevereiro
Leaes FC Casaldourense

“ “
3
22
Março
Sporting Clube de Santarém

“ “
6
5
Abril
Grupo Desportivo Armazéns do Chiado

“ “
3






Sem comentários: