Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 3 de setembro de 2022

Sport Progresso - sociedade sportiva



Um clube tradicional que hoje é apenas memória. Fechou portas, vergado ao peso das dívidas, e tem no campo Queirós Sobrinho, ali na rua do Amial, uma imagem da triste realidade.
Na sua origem tem o “campo” da Arca de Água como berço. Depois, e após tantas pressões dos do costume, abalançou-se a criar um campo a sério, tendo dado origem ao célebre campo do Amial, que até jogos internacionais da seleção portuguesa foi palco!


Acabado este, alvo da usura (coisa que na cidade não é virgem – veja-se o estádio do Lima), criou um novo sítio, do outro lado da Circunvalação, que agora está em estado comatoso. Mas a sua vida, feita de muitas esperanças e perseveranças, foi larga, diversificada, e rica de entusiasmo.
Fica aqui uma sinopse que nos elucida sobre a grandeza deste clube, que hoje é apenas memória.



     uma viagem no tempo. As remotas (1908) origens do clube (VER)  

Sem comentários: