Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Tondela – a história do futebol por aqui



É divertida e empenhada, fundamentalmente resistente, a história dos entusiastas destas lides por estas bandas. Nem um jornal desportivo, a “Beira Sportiva” faltou. Foram 41 os nºs publicados, desde Janeiro de 1926, até Outubro de 1927.
Ainda hoje os seguidores daqueles pioneiros, honram bem a sua memória, catapultando o seu futebol e clube para patamares da maior visibilidade.
Tudo começa em 1923, quando a Folha de Tondela (3 de Junho), jornal do século XIX que ainda hoje se publica, nos anuncia que vai surgir o ansiado campo de futebol, que Tondela aspira.
Convém salientar que no concelho já há mais entusiastas destas coisas do futebol, com Nandufe a levar a palma, graças a um seu filho, que ajudou à implantação do jogo por ali.
Mas na vila de Tondela foi a compreensão e ajuda do presidente da Câmara de então, João Cardoso (nome do actual estádio) que permitiu a concessão de um espaço no terreiro da feira semanal, por 100 escudos anuais, que os entusiastas dessem vazão à sua “perícia”.
Tal facto implicou o corte de 4 oliveiras, que a militância ecológica já então reinante nestes sítios, aprazou o plantio de 5 árvores, na época própria.
Entretanto surgiam as notícias dos jogos do clube local, que a Folha (18 MAI 1924) anuncia como Sport Clube Tondelense. Eram assim os tempos. O nome surgia da inspiração ocasional dos “players”, ou da imaginação criativa de um qualquer repórter. Mas em 1 de Março do ano seguinte, já a designação de Tondela FC era a citação que então veio para ficar.
Não se detectou qualquer cisão neste novo clube, mas o certo é que a Folha de Tondela de 15 Maio de 1932, cita a existência de outro clube na vila. Era o Operário Atlético Clube. Diz o jornal que a sua pouca exposição se deve à falta de campo, mas agora, mercê do aluguer de um terreno adequado, o clube passaria a ter mais actividade. Era o campo do Pereiro que se instalava.
É ainda este jornal que não nos deixa dúvidas das origens deste Operário, já que em 1 de Dezembro de 1932 o jornal diz “que há dias” o clube celebrou o seu primeiro aniversário.
Mas 2 clubes numa vila tão pequena não era futuro, e então pensou-se numa fusão! Mas quem concordava com tal ideia?! Ninguém. Mas os ideólogos de tal solução tiveram uma ideia original: os clubes extinguiam-se, e a partir daqui criava-se um novo clube! (1) Foi o que aconteceu.
A 10 de Junho de 1933, conforme nos diz o jornal que vimos citando, que em 6 de Junho fez-se uma AG para elaboração e apreciação de Estatutos. Entretanto o campo do Pereiro sofre melhorias (FT 10 SET 1933), e servirá ao novo clube, O Clube Desportivo de Tondela, por largos anos.

No ecletismo deste novo clube cabem outras actividades, culturais, que dão a pujança e implantação ao clube. Trata-se da criação de um “Grupo Cénico” e de um “Orfeão”.
E logo o clube se propõe encetar uma caminhada que até hoje ainda não parou. Filia-se na AF de Viseu, e em 1934/35 participa e vence, o Campeonato da Promoção.
Só não disputa o título distrital, porque o adversário (Lusitano de Vildemoínhos - campeão da Honra), estava em litígio com a Federação que o multara por desacatos no Campeonato da Liga, e a associação distrital não marca o jogo de atribuição do título.
Completa-se esta abordagem com um artigo de Ricardo Ornelas, jornalista e homem do futebol, que fez uma resenha sobre Tondela, aquando de umas férias que ali passou.
Também um pormenorizado trabalho de Caetano de Matos Rodrigues Tapada, que durante 9 meses publicou em fascículos, o trajecto do futebol em Tondela.
Ficam aqui os PDF’s destes extraordinários documentos.

(1) – ver A Voz Desportiva 16 Setembro 1933, pág. 2

Ricardo Ornelas, seleccionador e jornalista, fala em 1933, do futebol em Tondela


a História do Tondela em 25 anos, e 26 fascículos. (VER)


Sem comentários: