Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Santarém Desportiva


Foi ao deparar-me com uma foto do campo de Sá da Bandeira em Santarém, que me ocorreu lembrar e homenagear, os bravos que começaram a caminhada.




Tudo começou com o 96.
Foi ele, o brilhante aluno do Colégio Militar, quem aportou a bola com que tudo começou, e em que o aburguesado largo de hoje, que é o campo de Sá da Bandeira tomou parte activa e importante.

Retenhamos que a associação de futebol, que haveria de coordenar e sistematizar a competição, só veria a luz da existência nos anos de 1924, tendo por fundadores, assinantes da acta, o Grupo Scalabitano “Os Leões”, os “Caixeiros”, como eram conhecidos “Os Empregados do Comércio”. Assinou ainda a acta um modesto agrupamento de então, o Santarém Foot-Ball Clube “Os 13”, embora nunca tenha participado nos campeonatos associativos, de primeiras.

Mas o futebol nestas bandas já tinha raízes profundas na cidade, com o estádio de Sá da Bandeira a servir às mil maravilhas, permitindo até jogos múltiplos! Pena a embirração da vizinhança.
Mas no Correio da Estremadura de 16 de Outubro de 1909, no relato da sessão – extraordinária - da câmara de 14 de Outubro de 1909, relata-se:

“Foot-Ball

Lido um ofício assinado por alguns empregados do comércio, solicitando autorização para vedar um terreno, às 5ªs feiras, de tarde, destinado a este jogo, que será levantado após a realização de tal divertimento.
Foi deliberado que o pedido se faça em requerimento, indicando-se também o local que se pretende para tal fim.”



Entretanto a “natural” selecção das pessoas, faz surgir diferentes núcleos. Estudantes a um lado, originando em 1911 o aparecimento de Os Leões, a classe obreira acantonada na União Operária surgida em 1919, e, obviamente, os empregados no comércio, a juntarem-se nos “Caixeiros”, a partir de 1917.


 No meio apareceram algumas dissidências dos Leões, que fizeram surgir o Benfica de Santarém, mas a sua fragilidade não os faz vingar. Só voltariam nos anos 30, mas muito débeis.
Mas no restante distrito, também surgiam aqui e ali diversas vocações, e outros tantos clubes. O drama eram as deslocações. Pelo dispêndio, pelas estradas e pela escassez de oferta pública de transporte. Por isso que a norma fossem os campeonatos locais. Achado o campeão, haveria de dirimir com os de outras localidades o campeão do distrito. Tomar foi um baluarte, e chegou a ter associação própria, mais tarde integrada na AF de Santarém, oficializando assim os seus campeonatos, e permitindo que estes ascendessem ao campeonato do distrito.


Criada a associação distrital, existindo clubes, havendo muita vontade de jogar à bola, só faltava o campo. Fê-lo o Scalabitano na Chã de S. Lázaro, que hoje serve de pouso à Escola Básica dos Leões. Fica aqui no nome, a homenagem a quem tanto deu de si ao lugar, que por sua vez, e quando no activo, foi chamado de “campo Alfredo Aguiar” numa homenagem ao fundador, atleta e dirigente deste clube percursor do futebol nestas bandas. Fevereiro de 1925 marca a sua inauguração.
Os tempos vão evoluindo, as solicitações vão-se tornando mais prementes, e a pegada associativa vai-se alterando.
Em 1969 Os Leões decidiram que eram melhor juntar as equipas de então da cidade. A União Operária respondeu ao chamamento, mas a coisa não resultou.
Ficaram as memórias, que agora são avivadas pelo artigo de Os Sports anexo (AQUI).



Sem comentários: