Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 3 de dezembro de 2022

Setúbal Desportivo



Não fugiu à regra geral, no modo e no tempo, o nascimento do futebol por estes sítios.
Logo em 1908 surge o Setubalense Foot-Ball Club, que após várias convulsões e transformações desagua no Vitória Futebol Clube dos nossos dias.


O facto de na origem Setúbal pertencer administrativamente a Lisboa, levou para aqui aqueles clubes mais fortes de então. Mas os restantes, e eram muitos, não ficaram inactivos.
Na tentativa de dar alguma organização e enquadramento aos jogos, surge logo em 1911 a Associação Desportiva Setubalense, que já é sucessora da Comissão Organizadora dos Torneios de Foot-Ball. Vemos assim que o entusiasmo era muito, e entusiastas não faltavam. Individuais e colectivos. O campo da Bela Vista e o do Arcos que o digam, espaços que eram então as testemunhas físicas de tanto jogo e clubes.
Entretanto os clubes de Setúbal passaram a ser parte do edifício competitivo da AF de Lisboa, integrando a Promoção. É isso que leva alguns clubes da margem sul aos campeonatos de Lisboa.

Mas em 1926 o país passa a contar com mais um distrito. Exactamente o de Setúbal, que trás consigo a criação da associação distrital do futebol. A AF de Setúbal.
O primeiro campeonato que se joga teve a imposição associativa de obrigar a que todos os jogos se realizassem em Setúbal. Foi o motivo de ter o Barreirense ter proposto que fossem criados núcleos, e que o campeonato se jogasse dessa forma, já que a modéstia da maioria dos clubes não permitia deslocações frequentes. O do Barreiro foi o primeiro nesta primeira época, tendo posteriormente surgido Almada e Sesimbra como novos núcleos.

É relembrando estes pioneiros que estiveram na base da partida das competições de futebol nestas paragens, que se deixa aqui esta memória. Ver AQUI


Sem comentários: