Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




segunda-feira, 3 de abril de 2023

Moura - como desponta o futebol


 
Moura é terra recôndita, raiana, implantada na província alentejana, e dela exibindo os seus traços marcantes.
As suas origens perdem-se nos tempos, sabendo-se de fonte segura, que os romanos lhe deram atenção e aqui se estabeleceram, dando-lhe a designação de Arucci.
Seriam posteriormente os muçulmanos a também aqui encontrarem vantagens para se estabelecerem. Dessa presença, sobra a memória de Saluquia, princesa muçulmana, que ainda perdura no brasão da cidade.
Entretanto já são muitos os séculos de aculturação portuguesa. Feita assim a introdução das origens do território, espicaçando talvez a curiosidade para ir saber mais, falemos agora do futebol nestas bandas, que foi o que nos trouxe aqui.

À data do seu aparecimento, logo no início dos anos 20, surgiria em Moura um jornal semanário, o “Jornal de Moura”, que se publicaria até 1981. É em parte baseado no seu testemunho, que vamos traçar o panorama do pioneirismo destas terras.

Foi por certo a experiência vivida pelos seus jovens, estudando noutras paragens, que promoveu o jogo por cá.
Na altura do seu surgimento (1), a vila de então ainda não dispunha de rede eléctrica, que chegaria somente em 1928, e a existência de telefones ainda estava distante. Em 30, ainda se suspirava com um, que ligasse a Beja.
Entretanto em Alqueva, sucediam-se as batidas aos lobos!
Hoje, os jogos do clube de Moura, o Atlético, podem ser vistos em qualquer parte do mundo, pois a internet leva as imagens em directo.
Foi pois naquele panorama de isolamento, que a fibra das gentes de Moura se revelou. Criaram-se logo 5 clubes:

Luso Sport Clube
Moura Foot-Ball Club
Sport Club 9 de Abril
5 de Outubro Foot-Ball Club
Saluquia Sport Club

Logo em Setembro de 23, o Saluquia juntava forças com o Moura, visando a criação de um campo de futebol. Este viria a surgir em 1926, inaugurado em Dezembro desse ano, com a ajuda da autarquia. Foi construído numa zona de nitreira, e entretanto serve de poiso a uma superfície comercial, nos dias de hoje.

Contudo, o recinto inicial, provavelmente um improviso pouco adequado, foi o campo da Nora, onde se fizeram todos os jogos do I Campeonato da Liga Mourense, entretanto criada, e que antecedeu até o campo de muitos anos, o Maria Vitória.


I Campeonato de Moura
1924
0
1
Luso
Moura
1
5
0
0
Luso
5 Outubro
1
4
2
0
Moura (1)
5 Outubro
2
0
2
0
9 Abril (2)
Luso


3
1
9 Abril
5 Outubro
3
1
2
1
9 Abril
Moura
1
3
(1)
equipa de vermelho
(2)
equipa de verde e amarelo



J
V
E
D
M
S
P
Moura FC
6
5
0
1
14
5
10
SC 9 de Abril
5
4
0
1
11
6
8
5 de Outubro FC
6
1
1
4
7
11
3
Luso SC
5
0
1
4
2
11
1




















O campeonato local ainda tem mais algumas edições, mas o surgimento da associação distrital coloca restrições, o entusiasmo esmorece, e os clubes fecham portas. Em 1933 funda-se um novo clube, o Sport Lisboa e Moura (2), que concorre pela primeira vez na competição distrital, no campeonato de 35/36. Fê-lo mais 3 vezes.
Finalmente em 1942, surgiria o Atlético Clube de Moura, que representa até hoje, a cidade de Moura.
Das 6 equipas que o concelho teve no futebol oficial, hoje só o Amarelejense acompanha o Atlético. Pouca coisa, para quem começou com tanta diversidades e entusiasmo.
________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________
     (1)   – 28 Maio 1922, pág 2
      - 18 Maio 1924
      - 13 Março 1926
(2) – 24 Setembro 1933, pág. 4) A Província


Sem comentários: