Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 3 de maio de 2023

Riopele - mais um contributo



Em Famalicão, nos anos 50, havia por hábito fazer ressurgir os clubes populares, no defeso do futebol oficial. Por isso que fossem muitas as equipas que surgiam a jogar jogos amigáveis, ou a participar até em torneios populares que se iam fazendo.

É assim que, em 1958, surge uma equipa designada por Rio Pele. Era um grupo de operários duma fábrica têxtil a “Rioplex” da firma J. de Oliveira & Filhos, que assim dava largas ao seu gosto pelo futebol.

Contagiados pelo entusiasmo dos seus empregados, porque vissem aí uma forma de publicidade à firma, ou ainda porque foi a forma que encontraram para também integrar este movimento de ocupação dos tempos livres, o facto é que a empresa se decidiu em construir uma piscina e um campo de futebol para o Grupo Desportivo dos seus funcionários, com inauguração em 14 de Setembro de 1958.
Nascia assim o Riopele. Durante alguns, poucos, anos, andou pelas competições da FNAT, onde o campo José Dias de Oliveira era já uma referência. Depois o clube foi-se expandindo, chegando ao futebol nacional, onde esteve no mais alto patamar do mesmo.
Em 1984 tudo acabava.

ver

Jornal de Famalicão 6 SET 1958, pg 4
Jornal de Famalicão 20  SET 1958, pg 1 e 4
Jornal de Famalicão 12 OUT 1984, pág. 8 (5) - ver razões do abandono


1 comentário:

Menthor disse...

Bom dia

Não consigo ver!

Obrigado