Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes. Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho. Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.
É no longínquo ano de 1961 que esta colectividade das Caldas da Rainha participa num campeonato nacional (3ª divisão). O campo da Mata era o seu recinto de jogo, tendo por cores institucionais o azul e o branco. Está extinta.
7 comentários:
Anónimo
disse...
O campo do FCC é o velhinho campo dos arneiros ainda existente.
Se o campo dos Arneiros ainda existe, e terá servido de recinto ao clube FC Caldas, é um apontamento para ser enfatizado e sublinhado. Mas os jornais que consultei, na recolha de dados dos distritais, citavam amiúde o campo da Mata como o recinto de jogo do clube. Fica a nota, importante sem dúvida. Já agora um apontamento. O clube em 97/98 ainda tinha actividade no futebol de formação. Em Santo Tirso existe uma colectividade com nome exactamente igual.
Pelas informações que tenho a fundação é anterior a 1961. No ínicio da década de sessenta o clube passou a ser filial do FC Porto. Talvez devido à grande actividade do clube, até aos anos oitenta, alguns jogos da formação eram disputados no Campo da Mata.
todos esses clubes que cita, são efectivamente mais antigos que o FC das Caldas. Este surge em Março de 1957, e em Novembro desse ano faz-se filial do Porto. De 58/59 a 60/61 está no campeonato de juniores, e joga no campo da Mata. Em 61/62 chega aos distritais. Em 97/98 ainda os encontramos no futebol de formação. Informações recolhidas na Gazeta das Caldas. Com a ajuda do Google, posso situar o campo dos Arneiros na rua Manuel de Matos e Sousa, entre a confluência das ruas D. João II e Manuel Oliveira Santos.
7 comentários:
O campo do FCC é o velhinho campo dos arneiros ainda existente.
Parabéns pelo excelente blogue.
Filial, esquecida, nº 31 do FC Porto. Durante muito tempo foi a filial do FC Porto mais a sul.
Se o campo dos Arneiros ainda existe, e terá servido de recinto ao clube FC Caldas, é um apontamento para ser enfatizado e sublinhado.
Mas os jornais que consultei, na recolha de dados dos distritais, citavam amiúde o campo da Mata como o recinto de jogo do clube.
Fica a nota, importante sem dúvida.
Já agora um apontamento. O clube em 97/98 ainda tinha actividade no futebol de formação.
Em Santo Tirso existe uma colectividade com nome exactamente igual.
Pelas informações que tenho a fundação é anterior a 1961. No ínicio da década de sessenta o clube passou a ser filial do FC Porto.
Talvez devido à grande actividade do clube, até aos anos oitenta, alguns jogos da formação eram disputados no Campo da Mata.
Os meus registos dizem-me que a fundação é de 1957
Não confundir com:
-Sporting das Caldas
-Juventude das Caldas
O Bairronovense
-Ginásio das Caldas
tudo clubes anteriores ao FC Caldas e que utilizaram o campo da Mata
No final dos anos 90 o campo ainda era utilizado pelo FC Caldas (formação), era no bairro dos Arneiros (será) perto da escola Raúl Proença.
todos esses clubes que cita, são efectivamente mais antigos que o FC das Caldas. Este surge em Março de 1957, e em Novembro desse ano faz-se filial do Porto.
De 58/59 a 60/61 está no campeonato de juniores, e joga no campo da Mata.
Em 61/62 chega aos distritais. Em 97/98 ainda os encontramos no futebol de formação.
Informações recolhidas na Gazeta das Caldas.
Com a ajuda do Google, posso situar o campo dos Arneiros na rua Manuel de Matos e Sousa, entre a confluência das ruas D. João II e Manuel Oliveira Santos.
Enviar um comentário