Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Futebol Clube das Caldas

É no longínquo ano de 1961 que esta colectividade das Caldas da Rainha participa num campeonato nacional (3ª divisão). O campo da Mata era o seu recinto de jogo, tendo por cores institucionais o azul e o branco. Está extinta.

7 comentários:

Anónimo disse...

O campo do FCC é o velhinho campo dos arneiros ainda existente.

Parabéns pelo excelente blogue.

Anónimo disse...

Filial, esquecida, nº 31 do FC Porto. Durante muito tempo foi a filial do FC Porto mais a sul.

victor sousa disse...

Se o campo dos Arneiros ainda existe, e terá servido de recinto ao clube FC Caldas, é um apontamento para ser enfatizado e sublinhado.
Mas os jornais que consultei, na recolha de dados dos distritais, citavam amiúde o campo da Mata como o recinto de jogo do clube.
Fica a nota, importante sem dúvida.
Já agora um apontamento. O clube em 97/98 ainda tinha actividade no futebol de formação.
Em Santo Tirso existe uma colectividade com nome exactamente igual.

Anónimo disse...

Pelas informações que tenho a fundação é anterior a 1961. No ínicio da década de sessenta o clube passou a ser filial do FC Porto.
Talvez devido à grande actividade do clube, até aos anos oitenta, alguns jogos da formação eram disputados no Campo da Mata.

victor sousa disse...

Os meus registos dizem-me que a fundação é de 1957

Menthor disse...

Não confundir com:

-Sporting das Caldas
-Juventude das Caldas
O Bairronovense
-Ginásio das Caldas

tudo clubes anteriores ao FC Caldas e que utilizaram o campo da Mata

No final dos anos 90 o campo ainda era utilizado pelo FC Caldas (formação), era no bairro dos Arneiros (será) perto da escola Raúl Proença.

victor sousa disse...

todos esses clubes que cita, são efectivamente mais antigos que o FC das Caldas. Este surge em Março de 1957, e em Novembro desse ano faz-se filial do Porto.
De 58/59 a 60/61 está no campeonato de juniores, e joga no campo da Mata.
Em 61/62 chega aos distritais. Em 97/98 ainda os encontramos no futebol de formação.
Informações recolhidas na Gazeta das Caldas.
Com a ajuda do Google, posso situar o campo dos Arneiros na rua Manuel de Matos e Sousa, entre a confluência das ruas D. João II e Manuel Oliveira Santos.