Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O poder do futebol, ou como nasceu o estádio Santos Pinto.

A crise de trabalho na Covilhã

Para a atenuar, iniciaram-se os trabalhos de construção de um campo de jogos.

Covilhã 23 – O Governo, atendendo à crise de trabalho na Covilhã, está tomando as necessárias providências.
Com a verba de 20 contos, destinada pelo Comissariado do Desemprego, às primeiras medidas de auxílio à classe dos trabalhadores, foi iniciada a terraplanagem para o Campo de Jogos, no sítio acima do Hospital da Misericórdia, justamente no sítio da floresta.
Ontem, trabalhou já o primeiro turno de desempregados, sendo ocupados 60 operários da indústria têxtil e construção civil. Apresentaram-se cerca de 200 homens, mas por insuficiência de ferramentas, só foi atribuído aquele número…

(Diário de Notícias de 26 de Outubro de 1933)

1 comentário:

Anónimo disse...

Passo por aqui para lhe deixar um abraço e fazer votos para que continue com este trabalho fundamental para compreender um pouco melhor como nasceu o nosso futebol.
Para quem quiser saber algo mais sobre este estádio, deixo o seguinte link: http://www.cm-covilha.pt/simples/?f=2672

Rui Lopes