Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mais dos Arcoenses de Viana


É confusa e pouco precisa a informação sobre um Arcoense no futebol distrital de Viana, nos anos 20 e 30.

Deitando mão à documentação disponível (jornais A Concórdia, Notícias dos Arcos, e Voz do Minho de Arcos de Valdevez, e ainda Cardeal Saraiva e Rio Lima de Ponte de Lima), entre 1922 e 1951, fomos à procura de Arcoenses.

Englobou-se aqui Ponte de Lima, pois tendo uma freguesia chamada de Arcos, alguns dizem que um Sporting encontrado nos finais dos anos 20 seria daqui.

Começamos pelo Rio Lima, e deparamo-nos com 2 clubes em Ponte de Lima, corria o ano de 1927.

O Lusitano Futebol Clube, jogando no seu recente campo do Cruzeiro, e o Triunfo Sport Clube no campo de S. João.

A actividade destes clubes era intensa, sendo frequente os jogos amigáveis com equipas espanholas e outras do distrito.

Viana Sport Clube, Grupo Desportivo do Prado, Clube de Futebol O Ancorense, Estrela Sport Clube de Braga, Grupo Desportivo de Deu-La-Deu, são alguns dos que se defrontam com estas equipas de Ponte de Lima.

Em 31 de Julho desse ano, publica o jornal um extenso comunicado do Lusitano, insurgindo-se contra o Triunfo, que se arvora em campeão e muito superior ao Lusitano. Por isso, e porque um benemérito da vila se propôs oferecer uma taça, para ser disputada pelos 2 clubes, declinavam tal objectivo, pelas razões aduzidas.

O campeonato de 1927/28 conta com elas nos seus participantes.

Entretanto (Maio de 1928), o jornal fala de um jogo no campo de S. João, entre as segundas do Triunfo, e um, Sporting Clube Arcoense.

Segue-se um longo interregno de notícias de futebol, e 2 anos após, agora em 1930, o jornal dá conta de que o Ponte de Lima Sport Clube jogou e venceu o Comercial de Braga, e o Vianense.

O jornal Voz do Minho, publicação de Arcos de Valdevez, fala em 1934 de um Foot Ball Clube Arcoense, que se prepara para ir jogar a Monção. Pelas notícias sequentes, e pelo seu teor, não ficam dúvidas de que o clube é desta vila.

Entretanto, e agora em 1936, o jornal fala de um Clube de Futebol Os Arcoenses jogando com o União Sport Clube , equipa também dos Arcos, e jogando no campo de Novelhos.

Numa notícia de Outubro, e comentando estes grupos, de recente fundação, diz que se esperam agradáveis tardes, como aquelas que o Sport Clube Arcoense prodigalizou.

Logo em seguida surge a notícia da criação de um terceiro grupo na vila. Em Dezembro, esse clube, Onze Maravilha Atlético Clube, aparece jogando, e vencendo (2-1), o CF Os Arcoenses.

Mas já em Janeiro seguinte, anuncia o jornal que o CF Os Arcoenses irá jogar, no campo de Novelhos, com o Sporting Clube Arcoense, e diz que este é o antigo Maravilha.

Mas o relacionamento entre os clubes não parece pacífico, e em Setembro desse ano que vimos citando (1937), decide este agora Sporting, em reunião de direcção, não jogar mais com equipas da terra.

Do que não há dúvida é que em Fevereiro de 1937, no campo das Carvalheiras, jogam e empatam a zero, o CF Os Arcoenses, com Sporting Clube Arcoense. O que o jornal não diz foi a natureza do jogo.

O mesmo jornal fala de um jogo aprazado para decidir o campeão dos Arcos de Valdevez, jogo esse que se efectua em 11 de Abril, tendo o Sporting perdido por 4-1.

Cita-se entretanto um Ponte de Lima Futebol Clube, jogando com o Sporting em Abril desse ano, havendo ainda a visita do Triunfo FC de Vila Verde, estando em vista uma visita a Melgaço, para jogar com o Sporting Clube Melgacense, sucessor do Atlético Clube Melgacense!

Mas em 28 de Novembro de 1937, de forma inequívoca, o jornal dá conta de que o campeonato distrital começou em 14 desse mês, e tem a participação do SC Vianense, SC Valenciano, Sporting Clube Limarense (que refere como sendo o ex Ponte de Lima Sport Clube), e o Desportivo de Monção.

Fica claro também, que nenhuma equipa dos Arcos participa.

Consultando agora o Cardeal Saraiva, jornal de Ponte de Lima, verifica-se que em 37/38 participou um Sporting Clube Limarense, repetindo a presença em 38/39, tendo aqui a companhia do Sporting Clube Arcoense. Já na época seguinte (39/40), a estes dois junta-se um Clube de Futebol Os Arcoenses. Este último só nesta época está presente, já que em 40/41 só o Limarense se apresenta (isto no relativo a equipas dos Arcos ou Ponte de Lima), o que volta a acontecer em 41/42. Entretanto uma nova equipa surge em Ponte de Lima, fazendo jogos particulares, mas na época seguinte (42/43), participa no distrital. É o Vasco da Gama Sport Clube.

Mas 43/44 trás a paragem do futebol por estas paragens é uma evidência. O campo de futebol está também em mau estado, o que contribui para o marasmo. O jornal diz mesmo em 12 de Outubro de 1944 “ o desporto de futebol, que em Ponte de Lima tinha falecido, volta a ressuscitar…”

O futebol no distrito estava contudo acabado. Alguns clubes foram para Braga (associação) e em Viana só voltaria nos anos setenta.

Já a visita ao Notícias dos Arcos permite ver que os CF Os Arcoenses continuam activos em 38/39, mas não participa oficialmente, o mesmo acontecendo com o Triunfo Sport Clube, que foi até jogar a Ponte da Barca.

1940/41 e 41/42, não cria quaisquer notícias, pelo que por aqui também o futebol está moribundo.

Sem comentários: