Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Clube de Futebol O Bairronovense - um clube das Caldas da Raínha


Estávamos nos anos cinquenta, e um novo clube de futebol era criado na cidade.
Quem o diz é o jornal Gazeta das Caldas, que na sua edição de 1 de Junho, noticia que

“foi recentemente criado nas Caldas um novo clube, filial do Belenenses, e que se chamará Clube de Futebol O Bairronovense”.

Alguns dias depois (10 de Junho) juntava novos dados, dizendo que o antigo médio do Belenenses, Gomes, era quem preparava a equipa.

A sua apresentação pública (Setembro) foi num jogo particular com o Caldas que, segundo o jornal, apresentou as reservas, e venceu por 4 a 0.

No Bairronovense jogaram então:

Roque; César, Fernando e David; Cunha e Carlos; Cipriano, Sampaio, Américo, Vital e Manuel.

Entretanto a Assembleia Geral do clube escolhe os dirigentes.
Presidirá à direcção, Armindo Alferes Neto, que será acompanhado na presidência da AG por José Fernandes Saleiro, sendo que Ernesto Augusto Paiva dirigirá o Conselho Fiscal.

Em 21 de Janeiro de 1951 inicia a participação no campeonato da 2ª divisão, zona sul, onde terá a companhia dos Sporting’s das Caldas e de Leiria.
O primeiro jogo leva-o até Leiria, onde perde por 4-2, com o Sporting local.

À época clamava-se por um campo municipal na cidade, que então só dispunha de um recinto, e em precárias condições. O campo da Mata de então, não dispunha de balneários, e era usado com frequência para provas hípicas, o que até resultou num conflito entre a AF e um jornal de Leiria.
O Bairronovense enquanto jogou futebol oficial, sempre o fez no campo da Mata, embora conste que dispunha de um campo em Além do Rio.

O clube, que equipava de azul e de branco, tal como o clube-mãe, teve efémera passagem pelo futebol oficial, pois na época 1952/53 inscreve-se na 2ª divisão, mas não chega a iniciar a prova, desistindo.
Ficou assim escrita a fugaz passagem pelo futebol, desta colectividade do Bairro Novo, Águas Santas, lugar da então única freguesia da cidade, Santo Onofre.

 .

2 comentários:

Menthor disse...

50-51
1º Sp Leiriense 2-4 2-4
2º O Bairronovense - -
3º Sp Caldas 3-0 0-1

Na época 51-52, participou na 2ºDiv distrital, e não desistiu. Os resulatdos são os seguintes:

sul
1ºBairronovense
2ºBombarralense 3-1 1-1
3º Ginasio Caldas 7-1 4-1

Na fase final (2ªfase) o Bairronovense empata em AD Pombal 1-1 e empata em Un Mirense. No seu campo vence o Mirense e perde com o AD Pombal

a desitência surge em 52-53

Menthor disse...

Nas épocas de 51-52 e 52-53, o clube foi campeão distrital de juniores, curiosamente, em duas participações.