Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 22 de maio de 2012

Salgis - um clube de Penacova

Associação Desportiva de Salgis - Sazes de Lorvão


O campo ainda lá está. Saudoso por certo, dos agitados dias que viveu, quando a bola saltava, sendo o centro da festa.
Este campo, onde hoje uma pretoriana guarda de pinheiros, qual defesa intransponível, guarda a sua baliza do sudoeste.
Falamos aqui do campo 27 de Setembro, memorial orgulhoso destas gentes de Sazes do Lorvão, puxando pelos seus pergaminhos históricos, quando crismaram o campo com a data da vitória lusa no nosso Buçaco glorificador.
Durante quase vinte anos, foi o futebol coimbrão servido por esta colectividade, Associação Desportiva Salgis, que surgida no boom associativo de então, tem 1979 como origem, integrando desde logo o futebol do Inatel.
Três anos depois, passa ao futebol mais exigente da associação distrital, onde se queda até 1996.
Não mais as suas camisolas garridas, onde o vermelho e verde imperava, voltou ao futebol.
Talvez alguns daqueles que ajudaram ao seu nascimento, como Manuel Lino e Vítor Fernando, e que ainda rejubilam quando falam destas coisas, se prestem a novo impulso desta associação, onde o Salgis de seu nome é citação da nobreza destes chãos.
Fica aqui uma singela lembrança destes bravos, que ajudaram a construir uma perene  e confortante realidade, que é o associativismo, desportivo ou não, que vai moldando   Portugal. 






                     

Sem comentários: