Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 29 de maio de 2012

Valdanta – onde também houve futebol


No vasto território de Chaves, onde também o futebol chegou muito cedo, uma das suas freguesias, Valdanta, também puxou pelos galões, e vá de jogar futebol a sério.

Não foram muitos os anos de presença oficial, nem tampouco foram os daqui pioneiros, mas o seu nome sempre perdurará entre as 16 colectividades do concelho, que estiveram no futebol sénior oficial, nestes 88 anos de existência.

Foi em 1981 que surge na associação de Vila Real o Grupo Recreativo e Cultural de Valdanta. Fruto da boa vontade e ajuda de emigrantes no Brasil, logo surgem os equipamentos à Vasco da Gama.
Os timoneiros, na memória de J. Pereira (valdanta.blogs.sapo.pt) eram o presidente João Barreira (Rota), sendo que quem treinava a equipa era o Fernandes das Finanças. Infelizmente ambos já desaparecidos.

Foi assim que o campo de jogos de Valdanta, que ainda lá permanece guardando as memórias de tantos que por lá passaram, serviu de palco a alguns dos artistas que se mostram agora.

Após centenas de quilómetros percorridos, e dezenas de jogos por todo o distrito, tendo por companhias quase 20 clubes, o Valdanta pendurou as botas. Para sempre.
Mas viveu factos históricos, como o ter jogado com os 2 “Valpaços”!
Foram anos de muito entusiasmo e pouco dinheiro.


Mas nestas coisas de contar o passado, temos de dar a primazia, tendo o privilégio, de deixar falar quem sabe. É assim que José Pereira do blogue que acima citamos, faz este retrato objectivo de Valdanta no desporto, e que agora fica presa destes arquivos que se esperam perenes.

“ O que se vê no Google é o mesmo campo que o club utilizou. Não tem nome oficial, mas entre as pessoas da aldeia é conhecido pela zona de "trás das eiras" ou "jogo da bola".
Neste momento está desativado, apenas fazem ali um torneio na Páscoa e pouco mais. A juventude joga no polivalente que é perto deste local.
Valdanta é uma terra de tradição no futebol.
Era de Valdanta a mãe do Pavão (Fernando Pascoal Neves), jogador do F. C. do Porto falecido em 13 de Dezembro de 1973 em pleno estádio das Antas.
Havia dois irmãos conhecidos por Valdanta que foram craques do G. D. de Chaves ( Alexandre Coelho e André Coelho). É de Valdanta o Chiquinho que jogou no Chaves, Famalicão, Varzim e Leixões. Recordo-me que numa altura havia 11 jogadores nas escolas e camadas jovens do Chaves.

Haveria muitas coisas para contar. Fica para a próxima com mais algumas fotografias.”

J. Pereira



Sem comentários: