Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 5 de junho de 2012

Louzal, terra de minérios, mineiros e futebol.



Foi em 1953 que o futebol de Setúbal foi enriquecido com mais um competidor.
Chamou-se Clube Desportivo Louzalense, e até 1985 animou a competição distrital, com um interregno de 58 a 74.
O campo de futebol de Louzal, recinto que assistiu a muitas pugnas sadias, ainda existe. Talvez as luzes se voltem a acender, para que o verde e o branco das suas camisolas à Setúbal se voltem a afirmar.

O seu percurso na competição é marcante, pois na primeira fase que competiu, teve por adversários equipas históricas, que mais tarde se associaram, para dar às suas terras a união que as faria mais fortes.
É assim com os de Alcácer (Salátia e o Independente), os de Sines (Sineenses e  SL Sines), e com os de Grândola (Artístico e Sport).



Depois de 74, foram muitos mais os adversários, consequência do boom do associativismo que o 25 de Abril trouxe, mas as alterações então vividas nas minas, apressou o fim desta colectividade, que viu as minas fecharem em 1988.

Fica aqui uma singela citação deste modesto clube, que fez parte deste percurso de muitas e variadas gentes, que importa lembrar.


Com o contributo da Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros, na pessoa do seu presidente dr Pedro Ruas, e do senhor Abelardo Mestre que facultou as fotos mais antigas.

.

Sem comentários: