Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Campos reconvertidos.



  
São milhares os campos de futebol que um pouco por todo o lado servem a este jogo sem par.
Muitos deles, modestos mas funcionais, ainda hoje são palco privilegiado de acesas pugnas. Outros, muito mais modernos, são a continuidade de origens mais modestas. Mas todos têm intensas e diversificadas histórias para contar. Outros ainda, por isto ou por aquilo, desapareceram. De forma anónima, com estrondo, ou até com peculiares reconversões.
De dois deles, entre os muitos cuja história desconheço, vou aqui relembrar, pela pujança que tiveram, e pelas peculiares reconversões.

A Associação Recreativa Cultural da Usseira surge em 1975. Presumivelmente as suas gentes foram também contaminadas pelo entusiasmo que então se vivia no associativismo. Por isso, se calhar, surja em 1980 no futebol associativo de Leiria, disputando as suas competições. Mas foram breves estas presenças, pois o seu desempenho foi tão brilhante, que os levaram ao futebol nacional! Por aqui estiveram 4 anos, descendo aos distritais, e deixando o futebol. Tudo em 10 anos! Hoje, a colectividade continua activa, dedicando-se a actividades recreativas e culturais, que o seu salão de festas permite, e no desporto tem o futsal por movimento.
O seu campo do Outeiro, foi reconvertido em pista de paintball!


Norte e Soure (Clube de Desportos e Educação Física), colectividade criada no âmbito de uma grande empresa têxtil, sedeada no Paleão, freguesia de Soure, foi ela também uma orgulhosa e dinâmica colectividade desportiva, criada em 1954, e que logo se integrou no futebol oficial de Coimbra.
Tinha como palco desportivo o seu campo do Cordeiro, que após tantos anos de entusiasmo e futebol a rodos, viu as portas fecharem-se em 1994.
Hoje, das fábricas, apenas restam ruínas, elas que foram razão de tanto movimento nestas paragens.
Mas o clube subsiste, e dele e da sua génese, podemos saber mais aqui.
Entretanto o campo do Cordeiro, à entrada da povoação, e bem juntinho à estrada nacional, ele que assistiu a futebol do nacional, pois o Norte e Soure andou por estes palcos nos idos de 50, e posteriormente nos anos 70, é hoje uma plantação de kiwis. Pelo menos podemos dizer que continua a dar “frutos”…


Sem comentários: