Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Bragança – o distrito e o futebol



Não foi por falta de entusiasmo que por aqui só se tenha jogado futebol a sério nos anos cinquenta.
Logo nos anos 20 se movimentou muita gente no distrito, embora só com incidência na capital do distrito e em Mirandela.

O distrito é vasto, as distâncias entre os concelhos consideráveis, e o dinheiro não abunda. Por isso que as tentativas em 30 para a criação de uma associação distrital, embora se tenham concretizado, depressa se esbatam.
Também a ausência de campos de jogo tenham sido entraves de monta. Mirandela contudo teve mais sorte, e ainda hoje o futebol se joga no lameiro de S. Sebastião, que então o conde de Arge arrendou aos entusiastas do futebol.
Também Bragança pugnava por um campo, e com a ajuda e entusiasmo de um militar dedicado ao futebol, também aqui se criou um campo de futebol, que não ficava longe de onde hoje está o estádio municipal. Mas o campo não tinha grandes condições, e ficava então longe da cidade(!), pelo que depressa ficou sem préstimo (creio que acabou a servir à tropa, já que em nos anos 50, quando se começou a falar do projecto para um estádio municipal, se dizia que este iria ser construído num pinhal da câmara, junto à estrada de Vinhais, e nas cercanias do campo de Caçadores 3 e do campo de aviação). Entrava o futebol no distrito em quarentena.

Mas os inconformados não desistiram, e eis que voltam ao futebol oficial. Não havia associação distrital, então joga-se no distrito vizinho. E é assim que Bragança, Mirandela e por uma vez Carrazeda, tenham competido em Vila Real entre 1945 e 1952.
Estavam criadas as condições para que o futebol regressasse ao distrito de Bragança.

Foi em 1953/54 que se disputou o I Campeonato Distrital de Bragança. Até hoje, nunca teve paragens.



Ficam aqui os primeiros 10 campeonatos disputados, e os desempenhos dos seus.




Sem comentários: